Últimas

12.2.15

Reunião discute implantação do curso de medicina em Mineiros-GO

Acessuas Trabalho
 12/02/2015

Foi realizada nesta quarta-feira (11/02), na cidade de Mineiros (GO), uma reunião para discutir os trâmites para a implantação do curso de medicina no Centro Universitário de Mineiros (Unifimes). 

Sebastião Donizete, membro do Conselho Estadual de Educação, destacou a necessidade de investimentos para a concretização do curso e, de antemão, garantiu que a instituição possui condições de tê-lo em Mineiros. "Evidentemente, isso [curso de medicina] pressupõe investimentos do poder público. Construção de prédio, laboratórios, treinamentos, formação de professores, construção do projeto pedagógico do curso (...) Mas, a instituição tem condições de ter sim, o curso de medicina", afirmou.

Reitora da Unifimes, Ita de Fátima, durante reunião.
(Foto: Rádio Eldorado).
Sobre os investimentos necessários, a reitora da Unifimes, Ita de Fátima, informou que eles serão custeados pelo poder executivo. "Os investimentos não são baixos, mas sim de alto custo e serão feitos pelo poder executivo municipal. Por isso é que estamos pleiteando este curso. A Unifimes sozinha não tem condições de fazer os investimentos necessários para a implantação do curso", ponderou.

Apesar de ter que angariar recursos para a implantação do curso universitário, o prefeito de Mineiros, Agenor Rezende, diz não ter ideia do valor total dos investimentos, mas vê esta questão como uma necessidade e um desafio a se fazer. "Eu não sei avaliar ainda o montante de recursos que nós iremos precisar consumir para isso, mas isso é o de menos, nós vamos ter que achar formas de criar, pois a Prefeitura e a Unifimes terão que bancar essa estrutura", comentou Agenor.

Questionado sobre o prazo de implantação do curso de medicina em Mineiros, Sebastião Donizete disse que esse período dependerá da própria Unifimes, a qual já possui autonomia para a implantação da formação. “Este tempo é o próprio município e a Unifimes que precisam estabelecer”, ressaltou o representante do Conselho Estadual de Educação.

Ita avaliou que o curso de medicina já é praticamente uma certeza. "A classe médica também se sentiu motivada a dar o apoio. Se sentiu interessada em participar do projeto. A partir do momento em que você sente o apoio da classe médica, tem o apoio do poder executivo e legislativo, nós podemos dizer que o nosso projeto já é uma realidade não muito longe de ser concretizada.”

Estavam presentes na reunião: o prefeito de Mineiros, Agenor Rezende; o vice-prefeito Elmo Assis; a reitora da Unifimes, Ita de Fátima; o médico e cofundador da Unifimes, Dr. Francisco Filgueiras; além de Sebastião Donizete, membro do Conselho Estadual de Educação e José Lúcio, consultor de construção. Também participaram representantes das unidades hospitalares de Mineiros e da Câmara Municipal.


Fonte: Eduardo Cândido, da Rádio Eldorado de Mineiros (com edição).
« Anterior
Próxima »

Nenhum comentário

Postar um comentário

Seja bem vindo ao blog do Acessuas Trabalho.