Últimas

31.3.15

Curso de produção de derivados do chocolate garante qualificação em Alto Araguaia

Treze mulheres participaram da capacitação. (Foto: Assessoria).
Alto Araguaia, MT - Faltam poucos dias para a data mais saborosa do ano: a Páscoa, comemorada no primeiro domingo de abril. É uma boa data para presentear amigos e familiares, mas produzir produtos à base de chocolate para comercializar pode ser um negócio muito lucrativo, especialmente nessa época do ano. Pensando justamente em oportunizar renda extra à comunidade é que a prefeitura do município de Alto Araguaia, por meio da Secretaria de Assistência Social e o Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) realizaram na última semana um curso de produção de derivados do chocolate como ovos de Páscoa, trufas, entre outros.

A qualificação é voltada para a capacitação e geração de renda a beneficiárias de programas sociais dos governos federal (Bolsa Família) e municipal (Feijão no Fogo). Cerca de 13 mulheres, isso mesmo, só mulheres, aprenderam técnicas de higiene pessoal, higienização dos produtos, manuseio, derretimento, resfriamento e processamento do chocolate durante o curso, que teve duração de 40 horas. O resultado do aprendizado foi uma mesa farta de produtos diversos.
 
Ao final do curso, foram produzidos cerca de 500 ovos de chocolate e de 150 a 200 trufas.
(Foto: Assessoria).
Muitas das alunas envolvidas no curso estavam interessadas em aprender as técnicas de produção de olho numa boa possibilidade de incrementar a renda familiar. Mas teve também quem se interessasse pelo curso por outros motivos. Luzia Ribeiro da Silva, de 63 anos, é uma delas. Seu objetivo em participar foi justamente fazer interação entre as participantes. Mãe de três filhos e avô, ela já participou de seis cursos em Alto Araguaia somente de 2013 para cá. Gosta mais das qualificações voltadas à área de alimentos. Tudo que aprende coloca em prática, não para comercializar, mas para presentear e ajudar amigos e familiares.

Os chocolates produzidos ao longo do cursos
foram doados para entidades de Alto Araguaia.
(Foto: Assessoria).
“É muito importante esse convívio. As pessoas deveriam participar mais. Sai da depressão, da dor e da tristeza. Além disso, podemos sempre ajudar outras pessoas. Durante um curso só tem coisas a aprender. Para quem está em casa, que venha fazer os cursos porque é muito bom. O dia que vier, vai gostar, com certeza. Só levo coisas boas”, disse Luzia.

Ao final do curso, foram produzidos cerca de 500 ovos de chocolate e de 150 a 200 trufas. Teve ainda barras de chocolate, bombons, entre outros produtos. Tudo foi doado a Associação de Paes e Amigos dos Excepcionais (APAE), Casa do Menor, CRAS, Asilo e Grupo da Melhor Idade. “Esse curso acontece anualmente. É direcionado a beneficiárias de programas sociais. Cursos como esse promovem a interação bem como a capacitação e a geração de renda para essas famílias. É uma oportunidade de aprendizado, de incrementar a renda e ainda oportuniza um trabalho social, pois tudo o que foi produzido foi doado a instituições de caridade em Alto Araguaia”, explicou a secretária de Assistência Social, Sandra Paniago.


Fonte: Assessoria de Imprensa/Marcos Cardial.
« Anterior
Próxima »

Nenhum comentário

Postar um comentário

Seja bem vindo ao blog do Acessuas Trabalho.