Últimas

25.9.15

É democracia... É movimento estudantil... Alunos da Unemat de Alto Araguaia escolhem representantes

Um das "molas" sustentadoras da democracia é o sistema de representatividade. O povo conta com representantes governamentais, assim como moradores de um bairro também podem ser representados por uma associação e uma categoria de trabalhadores por um sindicato. No âmbito universitário não é diferente! E diga-se mais, já que o movimento estudantil tem a sua parcela de contribuição na conquista daquilo que chamamos hoje de Estado Democrático de Direito.
(Imagem ilustrativa).

Acadêmicos organizados contribuíram para a queda do regime ditatorial e antidemocrático (1964-1985) que pairou sobre a história do Brasil no século passado. Contudo, os estudantes tiveram que pagar um alto preço, ao enfrentar toda sorte de injustiças, como prisões arbitrárias, torturas, perseguição política e até mesmo a morte. Só para ilustrar, Edson Luís de Lima Souto foi uma dessas vítimas, ao ser assassinado em 1968 por policiais militares no Rio de Janeiro, em pleno Restaurante Calabouço. Ele, na época com 18 anos, foi morto pela PM durante um protesto de alunos contra a elevação dos preços da comida no restaurante.

ELEIÇÕES PARA O DCE DA UNEMAT

Bom, mas você pode se perguntar: porque falar disso, já que o título da matéria anuncia eleições para o Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Universidade do Estado de Mato Grosso, campus Alto Araguaia. A resposta é simples. A meta é demonstrar o quão importante pode se tornar uma entidade representativa de acadêmicos. Não se cogita a morte de ninguém, mas assim como o movimento estudantil foi importante para a queda da ditadura, seu potencial transformador permanece o mesmo na atualidade, em nossa modesta opinião.

Em matéria de Unemat, campus local, o DCE é justamente essa entidade que representa os estudantes dentro e fora da universidade. O órgão tem a obrigação de lutar, em nome de todos os alunos da instituição, por melhorias para à comunidade acadêmica.

Quanto à eleição, vale dizer que a votação vai acontecer no dia 21 de outubro, das 20h30 às 22h, daquela que será uma quarta-feira. Na ocasião, todos os estudantes matriculados nos cursos da universidade (Letras, Computação e Jornalismo) poderão votar.

A eleição se divide em duas votações. Primeiro, os alunos vão escolher a nova diretoria do DCE, composta, por no mínimo, 11 membros. Depois, eles também votam para o cargo de conselheiro representativo do DCE – são nove conselheiros no total, sendo três alunos de cada curso, mas o voto é individual, ou seja, para uma só pessoa).

As inscrições de chapas e de candidatos a conselheiros permanecem abertas até às 23h59 de domingo (27). A campanha eleitoral começa oficialmente no dia 28/09.

No dia 07 de outubro haverá um debate entre as chapas inscritas e apresentação de propostas dos candidatos a conselheiros. Esse evento vai acontecer no auditório da Unemat, no horário de aulas. A organização do debate está negociando com a Direção do campus a liberação de todos os alunos nesse dia, para que eles possam participar do acontecimento, já que uma das ideias é permitir que os eleitores também façam perguntas dirigidas aos candidatos.

Ao que tudo indica, levando-se em consideração a movimentação nos corredores da universidade, pelo menos duas chapas devem concorrer à diretoria do DCE.

SAIBA MAIS SOBRE OS CARGOS

Trabalho é o que não falta para os futuros eleitos. Temas como estrutura da universidade, equipação dos laboratórios, fortalecimento dos cursos e ampliação da participação discente (dos alunos) nas decisões da instituição, dependem de um movimento estudantil bem articulado e engajado. 

A diretoria do DCE é composta por oito coordenadorias e, no mínimo, 11 membros. Ela funciona como o órgão coordenador das atividades do DCE e tem como principais funções: representar os estudantes de graduação da Unemat junto à comunidade acadêmica e à sociedade; zelar pelo patrimônio do DCE; e orientar e coordenar as atividades do DCE e deliberar acerca de teses, moções, recomendações e propostas. O mandato é de um ano.


Já o Conselho Representativo é uma instância de representação paritária dos estudantes. Isso porque fazem parte dele três alunos de cada curso. Veja que é possível existir uma diretoria com membros de apenas um curso, o que não acontece no Conselho, onde cada graduação terá sempre três representantes.

As principais atribuições do Conselho são: fiscalizar a diretoria do DCE; julgar qualquer membro do DCE; fiscalizar as contas do DCE; cobrar repasses; e defender os interesses dos acadêmicos de cada um dos cursos da Unemat, reivindicando, cobrando e exigindo melhorias junto à diretoria do DCE, à Unemat e às autoridades públicas municipais, estaduais e nacionais. Nesse caso, o mandato é de seis meses.

Se você deseja se candidatar ou mesmo obter mais informações, entre em contato pelos e-mails ademilsonlopes.adv.jor@gmail.com ou ademilso0@hotmail.com.

Fonte: Trabalho em Pauta.
Texto: Ademilson Lopes.
Data: 25/09/2015.
« Anterior
Próxima »

Nenhum comentário

Postar um comentário

Seja bem vindo ao blog do Acessuas Trabalho.