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Unknown
Do Canal Executivo – Uol
Ilustração: Arte/G1 |
A estagnação e o desestímulo são as principais causas para
os trabalhadores pedirem demissão nas empresas. É o que revela pesquisa
realizada pela Page Personnel, empresa de recrutamento especializado em
profissionais técnicos e de suporte à gestão, e parte do PageGroup. De acordo
com levantamento da consultoria, 18% dos consultados afirmam que pedem demissão
por sentirem-se estagnados e 14% por sentirem-se desestimulados.
“Esses dois motivos de insatisfação no trabalho estão
motivando a saída de cerca de um terço dos profissionais das empresas. O que
podemos entender é que há um problema de liderança, de gestão. É papel do líder
manter sua equipe motivada, buscando novos desafios para ela. Outra maneira que
ajuda a evitar esse tipo de situação é manter um diálogo constante.
Os gestores conseguem eliminar mal-entendidos e indicar aos
seus subordinados a real importância que eles têm para a organização. É um
procedimento simples, mas de extrema valia para alinhamento de expectativas”,
explica Ricardo Haag, gerente executivo da Page Personnel.
A pesquisa, realizada com 400 profissionais técnicos e de
suporte à gestão em agosto e setembro deste ano, detectou que 79% já pediram demissão
em algum momento da carreira.
Entre os fatores que motivam profissionais a pedirem para
encerrar um ciclo de trabalho em uma companhia, 22% informaram que fazem o
pedido quando encontram outra oportunidade. Estar insatisfeito com o salário
representa 9% dos pedidos de demissão. Há 8% que saem por ter baixa qualidade
de vida. Quando o trabalho prejudica a saúde, 6% tomam esse tipo de atitude. Os
demais motivos são tornar-me empreendedor (5%), não ter muitas atividades no
dia-a-dia (4%), estar insatisfeito com os benefícios que recebe (3%) e sentir
que o chefe não confia em mim, querer mais tempo para se dedicar à família ou
aos estudos representaram 2%, cada.
O levantamento procurou saber dos entrevistados quais eram
as situações mais irritantes no ambiente de trabalho. Uma gestão mal
estruturada e sem planejamento é a que mais incomoda, para 21%. Falta de
reconhecimento é motivo de irritação em 15% das respostas. Há 14% que apontaram
a falta de feedback como motivador. Áreas de suporte pouco ágeis ou de baixa
performance irritam 7%.
Outros 7% indicaram a gerência saber menos de mercado do
que o subordinado e equipe. As demais situações verificadas no estudo foram,
com 6% cada, pouca infraestrutura, empresa de baixo desempenho e burocracias.
Cobrança de habilidades ou conhecimentos que não são fornecidos por
treinamentos na empresa somaram 4% e demissões que considerou injustas, 3%.
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