Últimas

11.2.15

Cursos do Pronatec em Alto Araguaia estão previstos para segunda quinzena de março

Assessoria de imprensa do Acessuas Trabalho
 11/02/2015

O curso de manutenção e montagem de computadores é um dos cursos solicitados por
Alto Araguaia-MT. (
Foto: Senai-MT).
Os cursos do Programa Nacional de Promoção do Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) no município de Alto Araguaia (415 km de Cuiabá) devem ter início na segunda quinzena de março. A informação foi divulgada esta semana pelo Programa Nacional de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho (Acessuas Trabalho), ligado à prefeitura local, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social.

Em comunicado, o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) informou que está em trâmite o processo de pactuação das vagas. Para entender melhor o assunto, é preciso lembrar que os municípios que aderiram ao Pronatec – incluindo Alto Araguaia – enviaram em dezembro do ano passado uma lista ao MDS. Nesse documento, cada cidade apresentou a sua demanda de cursos, ou seja, o pedido de capacitações para atender a realidade local.

A partir do levantamento do MDS e do realizado pelos demais parceiros demandantes nacionais (Ministério do Trabalho e Emprego – MTE, Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio – MDIC, entre outros), o Ministério da Educação (MEC) consolidou o chamado Mapa de Demandas Identificadas.

Esse mapa está em análise pelos ofertantes (sistema “S” de ensino e institutos federais) para que se manifestem sobre os cursos que efetivamente poderão disponibilizar. Em Alto Araguaia, o Senai e o Senac estão avaliando os pedidos feitos pelo município. Após essa manifestação, o MEC planeja aprovar os cursos até o dia 16 de março. Somente após esse prazo, será possível saber a quantidade de vagas disponível para cada município. No dia 17 de março, deverão ser abertas as primeiras matrículas nos cursos. Em todo o Brasil, o Governo Federal planeja ofertar 700 mil vagas do Pronatec.

LISTA DE CURSOS SELECIONADOS EM ALTO ARAGUAIA

A seleção das qualificações para Alto Araguaia foi feita com base em uma tabela fornecida pelo MEC, com mais de 500 opções. A seleção das capacitações se fundamentou em pesquisas feitas junto às maiores empresas instaladas no município e com base na opinião do público beneficiário da assistência social. Porém, a oferta dos cursos ainda depende da aprovação das unidades ofertantes (Senai e Senac, no caso de Alto Araguaia) e do MEC.

Na sequência os 30 cursos solicitados pelo município, de acordo com o tipo de demanda.

CURSOS PARA ATENDER À DEMANDA DE EMPREGOS NAS EMPRESAS LOCAIS
Assistente de Planejamento e Controle de Produção
Auxiliar de Recursos Humanos
Almoxarife
Auxiliar Administrativo
Auxiliar Financeiro
Eletricista Industrial
Mecânico de Máquinas Agrícolas
Mecânico de Máquinas Industriais
Operador de Computador
Soldador no Processo Eletrodo Revestido Aço Carbono e Aço Baixa Liga
Soldador no Processo MIG/MAG
Soldador no Processo TIG em Aço
Torneiro Mecânico

CURSOS PARA ATENDER PESSOAS COM INTERESSE EM PEQUENOS NEGÓCIOS

Aplicador de Revestimento Cerâmico
Cabeleireiro
Confeiteiro
Costureiro
Depilador
Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão
Encanador Instalador Predial
Horticultor Orgânico
Manicure e Pedicure
Montador de Móveis
Montador e Reparador de Computadores
Padeiro
Pedreiro de Alvenaria
Pintor de Obras
Preparador de Doces e Conservas
Salgadeiro

Fonte: Assessoria de imprensa do Acessuas Trabalho.
« Anterior
Próxima »

Nenhum comentário

Postar um comentário

Seja bem vindo ao blog do Acessuas Trabalho.