Últimas

3.3.15

Concurso Depen: edital será publicado ainda em março

Acessuas Trabalho
03/03/2015

A publicação do edital do concurso que será promovido pelo Departamento Penitenciário Nacional (Depen), para o preenchimento de 258 vagas, deve ocorrer ainda neste mês, segundo a assessoria de imprensa do órgão. No momento, ainda está sendo feita a análise das propostas para definição da banca organizadora, que deve ser escolhida já nos próximos dias, permitindo a liberação do documento.

Do total de oportunidades, 240 serão para agente penitenciário federal, oito para especialista em assistência penitenciária e dez para técnicos em apoio à assistência penitenciária.

A oferta é bem menor do que a solicitação encaminhada pelo órgão ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) em janeiro de 2014, que contemplava 640 oportunidades, sendo 603 para agente, 22 para especialista e 14 para técnicos.

Último concurso do Depen

Do total de oportunidades, 240 serão para
agente penitenciário federal. (Foto: Divulgação).
A seleção anterior para estes cargos ocorreu em 2013 e foi organizada pelo Cespe/UnB. As oportunidade foram para as cidades de Catanduva/PR, Campo Grande/RN, Mossoró/RN e Porto Velho/RO. A tendência é de que estas regionais contem com oportunidades para o próximo concurso, uma vez que a assessoria de imprensa da pasta confirmou que serão para as unidades penais federais de segurança máxima e para a sede do órgão, em Brasília.

Ao todo foram registrados 46.340 inscritos para a oferta de 138 vagas.

Para os agentes, a seleção do Depen contou com provas objetivas, exame discursivo, teste de aptidão física, avaliação médica, avaliação psicológica, investigação social e curso de formação. Na parte objetiva foram 120 questões, sendo 50 de conhecimentos básicos e 70 de conhecimentos específicos.

Para os demais cargos, a seleção contou com provas objetivas, discursiva, avaliação médica, avaliação psicológica, investigação social e curso de formação. A parte objetiva contou com 120 questões, sendo 50 de conhecimentos básicos e 70 de conhecimentos específicos.

Para agente e técnico, a parte de conhecimentos gerais versou sobre língua portuguesa, noções de informática, ética no serviço público e raciocínio lógico. Somente para agente foi cobrado atualidades e somente para técnicos, noções de direito administrativo.

Em conhecimentos específicos, para agentes foram cobrados temas de noções de direito constitucional, noções de direito administrativo, noções de direito penal, noções de direito processual penal e tópicos de direito humanos. Para os técnicos, tópicos de direitos humanos e técnicas de enfermagem.

Para os especialistas, em conhecimentos básicos, os temas foram sobre língua portuguesa, noções de direito constitucional, noções de direito administrativo, tópicos de direitos humanos e noções de informática. Em conhecimentos específicos, o conteúdo foi diferenciado de acordo com a área de atuação.  

Histórico do pedido do concurso

16 de maio de 2014 – A solicitação do concurso do Depen é recebida no gabinete do ministro, na assessoria técnica executiva e na secretaria executiva.

19 de maio de 2014 – O pedido é encaminhado para a secretaria executiva e secretaria de gestão pública

20 de maio de 2014 – O processo passa para o departamento de modelos organizacionais e força de trabalho nos setores de infraestrutura e de articulação governamental.

30 de dezembro de 2014 – O pedido vai para a coordenação administrativa e de informação

31 de dezembro de 2014 – Solicitação passa para a secretaria de gestão pública e departamento de modelos organizacionais e força de trabalho nos setores de infraestrutura e de articulação governamental.

8 de janeiro de 2015 – Pedido vai para a coordenação administrativa e de informação, secretaria de gestão pública e volta para o departamento de modelos organizacionais e força de trabalho nos setores de infraestrutura e de articulação governamental.

29 de janeiro de 2015 - Processo é enviado para a secretaria de gestão pública.

02 de fevereiro de 2015 - Pedido é encaminhado para o gabinete do ministro, assessoria técnica e administrativa, consultoria jurídica, coordenação geral jurídica de recursos humanos e departamento de modelos organizacionais e força de trabalho nos setores de infraestrutura e de articulação governamental.

05 de fevereiro de 2015 - Solicitação vai para o gabinete da consultoria jurídica, apoio administrativo da consultoria jurídica, gabinete do ministro, assessoria técnica e administrativa, secretaria executiva e assessoria da secretaria executiva.

19 de fevereiro de 2015 - Autorização do concurso é publicada em diário oficial, contemplando 258 vagas, sendo 258 para agente penitenciário, dez para técnico de apoio à assistência penitenciária e oito de especialista em assistência penitenciária.


Fonte: Fernando Cezar Alves, do Jornal dos Concursos.
« Anterior
Próxima »

Nenhum comentário

Postar um comentário

Seja bem vindo ao blog do Acessuas Trabalho.