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Unknown
Blog do Acessuas Trabalho
19/03/2015
A procura por profissionais qualificados continua intensa nas empresas.
E com essa demanda crescente, saber apresentar qualificações técnicas e
comportamentais em diferentes situações pode ser um diferencial na hora de
buscar uma promoção ou uma nova oportunidade de emprego.
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Segundo especialista, muitos candidatos falham na hora de apresentar suas habilidade. (Foto: Internet). |
Para Érica Isomura, especialista em recursos humanos na Vagas.com,
muitos candidatos falham na hora de apresentar suas habilidades.
"Normalmente não há bom senso nessa hora. Muitos profissionais exageram ou
escondem suas qualidades. Tem gente que gosta de vender a sua imagem a qualquer
custo e tem aqueles que não contam nem metade do que são capazes de
desenvolver. É preciso ponderar essa dose e contar realmente o que interessa ao
recrutador", conta.
Veja abaixo como o candidato deve apresentar suas qualificações de
maneira adequada em diferentes situações:
No currículo
Destacar as qualidades profissionais é um desafio para muitos
profissionais, já que ele precisa destacar seus principais resultados e buscar
uma forma de 'aparecer' para o recrutador.
"Alguns profissionais pecam pelo excesso de informações ou
informações que vão além de suas experiências; outros pecam pelo excesso de
modéstia, pela dificuldade de expressão ou até mesmo de autoconhecimento",
diz Érika.
Veja como destacar as qualificações:
1) Seja objetivo, redija de forma objetiva as vivências profissionais
mais relevantes;
2) Insira resultados gerados por ideias e projetos que tenha implantado;
3) Destaque as experiências internacionais;
4) Inclua de forma objetiva competências que se destacam, com algum
exemplo;
5) Não minta, insira somente as habilidades que realmente existem;
6) Fuja dos clichês e de frases padrão;
7) Revise o currículo para evitar erros de português;
8) Pense que as duas ou três primeiras são o momento de se 'vender'.
Entrevista
Se o candidato foi chamado para a entrevista é porque ele conseguiu
demonstrar com clareza e objetividade suas qualificações. Mas quais cuidados
são necessários na hora de conversar com o recrutador?
Veja como se destacar na entrevista:
1) Esteja seguro das competências, ou seja, o candidato deve realmente
ter todas as qualificações informadas no currículo;
2) Esteja atento ao entrevistador para manter um equilíbrio entre ser
objetivo e contar muitas histórias;
3) Aproveite o tempo da entrevista de forma mais produtiva possível,
apresentando experiências relevantes;
4) Valorize seus resultados apresentando números, projetos e ações;
5) Não saia da entrevista sem ter clareza da qualificação esperada da
vaga versus a sua qualificação.
No trabalho
As empresas também buscam pessoas que demonstram ter habilidades
sociais, já que o trabalho em equipe é essencial para as empresas.
Veja as características valorizadas pelas empresas:
1) Bom relacionamento interpessoal;
2) Boa comunicação verbal e escrita;
3) Integridade, ética e respeito às pessoas;
4) Autogestão e administração do tempo;
5) Autoconhecimento e gestão de pessoas (para líderes);
6) Inteligência emocional e resiliência.
Fonte: G1.
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