Publicado por
Unknown
Blog do Acessuas Trabalho
28/04/2015
Quem nunca procurou seu
nome no Google só para descobrir o que poderia encontrar? Embora seja
geralmente associada à vontade de querer saciar uma curiosidade, esta é uma
atividade que pode ajudá-lo a descobrir meios de promover sua imagem
profissional, visando novas oportunidades de emprego. Afinal, não é mais
novidade que a internet e as redes sociais são artifícios que muitos gestores
utilizam para analisar os candidatos às vagas da sua empresa antes de chamá-los
para uma entrevista de emprego.
Por isso, ao digitar seu
nome no campo de busca é necessário que você analise os resultados atentando a
alguns aspectos, como o SWOT. A sigla – que, em português, quer dizer pontos
fortes, pontos fracos, oportunidades e ameaças –, apesar de estar relacionado a
empresas, implica num exame minucioso do próprio indivíduo sobre seu perfil
profissional. Mas como você analisaria estes aspectos na internet?
Simples: veja na rede o
que você posta que, sem dúvida, demonstra uma habilidade valorizada no mercado
e o que indica que você precisa melhorar. Enquanto os primeiros devem ser
realçados, sendo explorados com mais frequência pelo candidato quando estiver
escrevendo para seu blog, por exemplo, estes últimos devem ser usados como
motivadores, verdadeiras chances para garantir o desenvolvimento e a adaptação
do candidato ao mercado. Por fim, não deixe de observar suas ameaças, isto é,
quem faz melhor o que você tenta executar e inspire-se em suas atitudes, sempre
buscando aprimorar seus métodos e ganhar mais conhecimento sobre sua área.
Foto: Divulgação/Internet. |
Outro aspecto que você
não deve deixar de lado é como sua presença é percebida na rede. Pense sobre
como você quer ser visto pelo seu futuro chefe e pela sua rede de contatos e,
caso seja necessário, altere sua postura nas redes sociais. Além disso, faça
uma curadoria do que você tem disponível na rede, mantendo estes conteúdos
sempre atualizados. Em outras palavras, use a internet ao seu favor para transmitir
uma imagem mais legítima e positiva das suas habilidades profissionais e do seu
perfil comportamental.
Seguindo estes passos,
você criará uma marca pessoal online, algo que o diferenciará dos demais
profissionais durante o processo seletivo e, em alguns casos, na sua própria
área de atuação, sobretudo se você produz conteúdos com frequência. Portanto,
pesquise seu nome no Google e apresente seu perfil profissional aos gestores
sem sair da internet.
Fonte: Universia Brasil.
Nenhum comentário
Postar um comentário
Seja bem vindo ao blog do Acessuas Trabalho.