Últimas

28.5.15

Enquete: você é a favor ou contra uma greve dos professores da Unemat?

Blog do Acessuas Trabalho
28/05/2015
 
(Foto: Unemat de Alto Araguaia).

Responda a enquete promovida pelo Blog do Acessuas Trabalho:

A Associação dos Docentes da Unemat (Adunemat) rejeitou a proposta feita pelo Governo do Estado e poderá deflagrar greve a partir de segunda-feira (1°).

De acordo com a Adunemat, a maioria dos campi da instituição permanecem paralisados - com aulas suspensas - até sexta-feira (29), enquanto aguardam uma nova proposta.

Em Alto Araguaia, os professores do campus se reuniram nesta quarta-feira (27) pela tarde e decidiram não aderir à paralisação, continuando normalmente com as aulas até o dia 29.

Porém, se a Adunemat realmente deflagrar a greve no dia 1°, os docentes de Alto Araguaia também irão aderir. 

A principal pauta de reivindicação dos professores é a recomposição integral da inflação.

O reajuste salarial exigido é correspondente a 6,22%, equivalente à reposição inflacionária salarial (Revisão Geral Anual) de 2014.

Na segunda-feira (25), o Governo do Estado propôs que o reajuste de 6,22% fosse dividido em duas vezes: metade do valor seria incluída no salário dos servidores a partir de maio e a outra parte em novembro.

De acordo com o vice-presidente da Adunemat, Luiz Jorge, a classe rejeitou a proposta. "Não aceitamos a proposta do Governo, pois temos direitos garantidos por lei na Constituição"

A classe irá notificar o Governo da resposta e irá esperar nova proposta, para definir sobre a greve. Caso a nova proposta não agrade, a greve será deflagrada nesta segunda-feira (1°).

O presidente da Adunemat, Leonir Boff, já havia relatado que a classe não aceitaria pagamento parcelado referente ao reajuste inflacionário.

“Na última reunião antes da greve, os servidores não queriam parcelar o pagamento do reajuste”, disse na segunda-feira (25).

Outras reivindicações

Apesar de o foco central da paralisação ser o reajuste referente à inflação, os servidores da Unemat possuem outras pautas

A perda da capacidade salarial, para a qual foi solicitado reajuste anual de 11% nos próximos quatro anos, é ponto de destaque entre as reclamações da classe.

Entre as demais reivindicações dos servidores da Unemat estão a autonomia da universidade, a licença sabática, questões referentes a procedimentos administrativos e o reposicionamento de carreira.

Fonte: Mídia News (com participação do Blog do Acessuas Trabalho)
Texto: Vinícius Lemos (com adaptações).
« Anterior
Próxima »

Nenhum comentário

Postar um comentário

Seja bem vindo ao blog do Acessuas Trabalho.