Últimas

27.7.15

Unemat: número de interessados nos cursos de Direito e Pedagogia segue abaixo da meta; prazo termina terça (28)

Falta muito pouco para que os cursos de Direito e Pedagogia sejam oferecidos gratuitamente em Alto Araguaia, pela Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat). Após anos de expectativa, chegou a vez da população contribuir na fase final do sonho. Desde a semana passada, o campus da universidade está preenchendo uma lista com o nome das pessoas interessadas em fazer os cursos. Quanto mais gente, mais fácil fica aprovar a proposta no Conselho Universitário da Unemat (Consuni) - última instância que o projeto precisa passar, para sair definitivamente do papel.
(Foto: Unemat/Divulgação).
O prazo para manifestação de interesse nos cursos acaba nesta terça-feira (28), às 18h. A direção do campus espera um total de 800 nomes. Contudo, até a tarde de hoje (27) a instituição havia registrado cerca de 500 interessados, número ainda distante da meta.

“Infelizmente as expectativas ainda estão meio frustradas. Eu imaginei que nós teríamos um número mais expressivo, mas eu ainda conto com a população e espero que consigamos atingir a meta”, esclarece a professora Gislaine Aparecida de Carvalho, diretora político-pedagógica e financeira da Unemat de Alto Araguaia.  

A lista serve para mostrar aos conselheiros do Consuni que a população da cidade realmente tem interesse nos cursos e que as vagas – se aprovadas – serão todas ocupadas. “Existem casos de municípios que abriram turmas especiais nas quais as vagas não foram totalmente preenchidas. A preocupação no momento é para que não haja ‘desperdício’ do investimento maciço feito pela Prefeitura na ordem de 1,8 milhões. Imagina esse gasto vultoso se nós não tivermos alunos? O custo continuaria o mesmo, seja para 10, seja para 50 acadêmicos”, explica Gislaine.

Para participar da mobilização e manifestar interesse nos cursos, basta ligar nos telefones (66) 3481-1857, (66) 9986-3160 ou mandar uma mensagem pelo WhatsApp para o número (66) 9612-2278 (Sara). Em todos os casos vai ser necessário fornecer o nome, o CPF, o e-mail e o curso que o cidadão deseja fazer.

É preciso lembrar que a inclusão na lista de demanda não significa a inscrição do candidato em nenhum processo de seleção de candidatos. A medida serve apenas para facilitar a aprovação dos cursos junto ao Consuni.

SAIBA MAIS SOBRE O PROJETO

Pelo projeto, a Prefeitura Municipal se comprometeu a custear todos os gastos com a implantação e manutenção dos cursos. Para isso, vai firmar convênio com a Unemat onde serão repassados pouco mais de R$ 1,8 milhões dos cofres municipais para à universidade. O valor será destinado para a contratação de professores, aquisição de pelo menos 200 livros para a futura biblioteca, construção de dois laboratórios de informática, e eventual adequação de salas de aula e do espaço que abrigará as coordenações dos cursos.

O projeto nasceu no departamento político-pedagógico e financeiro da Unemat e prevê a criação de duas turmas especiais de Direito (uma de manhã de 50 alunos e outra à noite de mais 50) e uma turma especial de Pedagogia (50 vagas para o período noturno).

VOTAÇÃO NO CONSUNI

O Consuni é formado por representantes de professores, técnicos e alunos de todos os campi da Unemat. O órgão vai se reunir nos dias 26 e 27 de agosto em Cáceres-MT (a 635 km de Alto Araguaia). Lá, serão discutidos os assuntos de gestão orçamentária, financeira, patrimonial e administrativa que envolvem o projeto. Vale dizer que o Consuni irá votar se os recursos serão suficientes ou não para a realização dos dois cursos e se a proposta de gestão contida no projeto é adequada.

De acordo com a professora Gislaine, é possível que os cursos sejam oferecidos ainda em 2015. Porém, ela admite que essa ideia deve ser discutida somente após a deliberação do Consuni. Além disso, a diretora pensa que o mais prudente é aguardar até o ano que vem e realizar um vestibular o mais próximo possível do final do ano, garantindo tempo necessário para que os moradores de Alto Araguaia se preparem.

Confira abaixo a entrevista completa com a professora Gislaine, que foi concedida hoje para o “Trabalho em Pauta”.
  




Fonte: Trabalho em Pauta.
Texto: Ademilson Lopes.
Data: 27/07/2015.
« Anterior
Próxima »

Nenhum comentário

Postar um comentário

Seja bem vindo ao blog do Acessuas Trabalho.