Últimas

5.8.15

Inscrições para o Fies do segundo semestre já estão abertas

Já está aberto o prazo de inscrições para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) do segundo semestre. O período vai até a próxima quinta-feira (6), exclusivamente pela internet. Nesta edição, o fundo oferece 61,5 mil vagas.

Os resultados e a lista de espera com classificação e nomes dos candidatos que não foram convocados em primeira chamada serão divulgados no dia 10 de agosto. Os selecionados deverão confirmar a inscrição no sistema e firmar os contratos entre os dias 13 e 22 de agosto.
 
(Foto: Divulgação/MEC).
INSCRIÇÕES

Podem se inscrever no processo seletivo do Fies aqueles que não tenham concluído curso superior e que tenham participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir da edição de 2010, com nota mínima de 450 pontos e nota na redação que não seja zero. É necessário comprovar renda familiar mensal bruta per capita de até 2,5 salários mínimos.

Independentemente de terem participado do Enem, podem concorrer ao financiamento os estudantes que concluíram o ensino médio antes de 2010 e os professores integrantes do quadro de pessoal permanente da rede pública de ensino, em efetivo exercício do magistério da educação básica, desde que se inscrevam em cursos de licenciatura, normal superior ou pedagogia. Eles serão classificados de acordo com o perfil socioeconômico.

MUDANÇAS

Neste ano Fies teve algumas alterações em seu regulamento. A principal delas, e que entra em vigor hoje, é o aumento dos juros nas mensalidades dos novos contratos firmados a partir do segundo semestre de 2015. O valor, estabelecido pelo Ministério da Educação, foi de 3,4% para 6,5%. Outra mudança foi no prazo para pagamento da dívida, fixado em três vezes o tempo de duração do curso. O limite de renda familiar bruta também foi reestabelecido de 20 salários mínimos para 2,5.

De acordo com as novas normas do Fies, divulgadas no início de julho, cursos avaliados com notas 5 e 4 poderão oferecer maior número de vagas com financiamento. Além disso, a prioridade de oferta de oportunidades está concentrada nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste (excluindo-se o Distrito Federal), e em cursos destinados às áreas de Saúde, Engenharia e formação de professores.

Fonte: Guia do Estudante.
Texto: Redação.
Data: 05/08/2015.
« Anterior
Próxima »

Nenhum comentário

Postar um comentário

Seja bem vindo ao blog do Acessuas Trabalho.