Últimas

28.9.15

Após 41 anos, com dinheiro que veio até de "geladinhos", Maria Auxiliadora inaugura quadra coberta

Uma das aulas mais apreciadas por estudantes do ensino fundamental e médio é a famosa Educação Física. Alguém duvida? Aquele dia em que os colegas saem um pouco da rotina de estudos e colocam o corpo para se exercitar... A hora de mostrar para os amigos de sala os talentos em alguma modalidade esportiva. É o momento de alegria para crianças e adolescentes, que só sabe Deus, de onde tiram tanta energia para gastar – os pais que o digam.

Contudo, para que uma completa aula de Educação Física possa acontecer, é necessário um espaço físico adequado. Por 41 anos, os estudantes da Escola Estadual Maria Auxiliadora, em Alto Araguaia, tiveram essa dificuldade, já que ao longo de todo esse tempo o colégio jamais contou com uma quadra de esportes coberta.

Assim, as aulas de Educação Física, quando possível, eram feitas ao ar livre, onde os alunos ficavam expostos ao sol. Quando a temperatura estava muito alta ou acaso chovesse, para desânimo dos “adoradores” da Educação Física, o professor logo dizia a frustradora frase: “hoje nossa aula é dentro da sala”.

Mas a realidade agora é outra. No sábado (26), foi inaugurada a quadra poliesportiva da Escola Maria Auxiliadora, totalmente coberta. Para prestigiar o momento, a direção da entidade preparou uma cerimônia de inauguração, evento que começou por volta das 15h30, com término às 17h20, realizado na própria quadra.
Descerramento da placa de inauguração da quadra. (Foto: Ademilson Lopes).

Cerca de 200 pessoas participaram, entre pais, autoridades e alunos. As duas arquibancadas da quadra ficaram praticamente lotadas. O forte calor da tarde de sábado incomodou um pouco. Porém, nada que prejudicasse a data especial.

“Minhas filhas agora vão estar protegidas do sol, da chuva e do sereno. É mais conforto e segurança no aprendizado”, contou o cabo da Polícia Militar, Daniel de Almeida, pai de duas alunas que estudam no Colégio Maria Auxiliadora.

CERIMÔNIA DE INAUGURAÇÃO

A cerimônia contou com diversas apresentações culturais desenvolvidas por alunos da própria escola e por convidados, que usaram o centro da quadra como palco para as exibições. Dança do ventre, balé, coreografia religiosa, ginástica rítmica e jazz fizeram parte das atrações levadas à plateia.
Grupo de balé, durante apresentação. (Foto: Ademilson Lopes).

Em outra ocasião, ao som do Tema da Vitória – aquela trilha tocada nas vitórias do piloto de fórmula 1, Ayrton Senna, na década de 1990 - estudantes da escola entraram em quadra e fizeram, mesmo que brevemente, a demonstração de algumas práticas esportivas, como handebol, futsal, voleibol, acrobacias, peteca e até pularam cordas.

“Durante as obras da quadra, as aulas de educação física eram feitas no pátio da escola, com a colocação de ‘golzinho’ para a prática de futsal e o improviso de traves para jogar vôlei. Não dava para praticar mais nada. Agora nós vamos investir no handebol e no basquete também, com essa quadra poliesportiva. Com isso, até o desempenho dos estudantes nas competições deve melhorar”, explica o professor de educação física da instituição, Fabio Aparecido Pereira Silva.

No encerramento do evento, para fechar com chave de ouro, a fanfarra da escola, chamada “Fanfarra Maria Auxiliadora”, conquistou os aplausos calorosos dos participantes, em um momento emocionante – assim descrito porque das palmas e dos semblantes das pessoas emanou explicitamente sentimentos, naquele momento em que fica claro que o público reconhece uma apresentação que mexe com as pessoas.

Autoridades, como o secretário de Esporte, Turismo, Cultura e Lazer, Maciel Aurélio Peruchi, o vice-presidente da Câmara de Vereadores, Marilzan Nunes da Costa e o defensor público em Alto Araguaia, Leonardo Jacometti, fizeram parte da cerimônia e compuseram a mesa de trabalhos.

A OBRA

De acordo com a diretora da Escola Maria Auxiliadora, professora Maria Eliete de Sousa, em 2012 só existia uma quadra antiga – sem cobertura – onde foi edificada a nova quadra. Naquele ano, a direção resolveu melhorar a área, mediante a construção de uma cobertura.

Após três anos, foram necessários cerca de R$ 500 mil para deixar tudo pronto. Essa quantia foi levantada com apoio financeiro do Conselho de Cidadania e Segurança Pública de Alto Araguaia, da Missão Católica Dom Bosco na Itália, da Prefeitura de Alto Araguaia, da inspetoria Nossa Senhora da Paz de Cuiabá e mediante doações de aposentados e religiosos ligados ao Instituto Maria Auxiliadora. Para completar o valor, a Escola fez bingos, jantares e vendeu até “geladinhos” e pipoca.  

O valor foi utilizado para a aquisição da estrutura metálica e posterior cobertura da quadra, reforma do piso, calçamento de um dos lados, reforma do alambrado e construção de mais três banheiros, incluindo um adaptado para pessoas com deficiência – agora são ao todo seis sanitários, revestidos por dentro e por fora de cerâmica. São cerca de 1.500 metros quadrados de área coberta, incluindo as duas arquibancadas.
A quadra possui medidas oficiais e está pronta para uso. (Foto: Ademilson Lopes).

Pintada em verde, a nova quadra de esportes possui medidas oficiais: são 20 metros de largura por 40 metros de comprimento, o que permite a prática de vôlei, basquete, futsal e handebol.

“É a medida usada na Liga Nacional de Futsal”, ressaltou o secretário Maciel Peruchi.

Fonte: Trabalho em Pauta.
Texto: Ademilson Lopes.
Data: 28/09/2015.
« Anterior
Próxima »

Nenhum comentário

Postar um comentário

Seja bem vindo ao blog do Acessuas Trabalho.