Últimas

7.10.15

Alto Araguaia: greve atinge agências locais do Banco do Brasil e da Caixa

Nesta quarta-feira (07) os trabalhadores da agência do Banco do Brasil de Alto Araguaia também aderiram à greve nacional dos bancários. O mesmo ocorre com a agência local da Caixa Econômica Federal (CEF), cujos funcionários estão paralisados desde ontem.
(Foto ilustrativa/Cidade Verde).

O atendimento interno ao público está suspenso tanto no Banco do Brasil como na CEF. Mesmo assim, os clientes poderão fazer saques, transferências e outras operações por canais alternativos de atendimento, como caixas eletrônicos, internet banking, aplicativos no celular (mobile banking), telefone, além de casas lotéricas, agências dos Correios e outros estabelecimentos credenciados. O reabastecimentos dos caixas eletrônicos está garantido.

No Banco do Brasil de Alto Araguaia, contudo, o recolhimento dos envelopes de depósito vai acontecer mais cedo, às 14h, por conta da demanda alta. Depois desse horário, os depósitos só são processados no próximo dia útil. No caso da Caixa, o limite continua às 15h.

Terá prejuízo quem precisa do atendimento interno, como no caso de alguém que precisa desbloquear um cartão. Além disso, não é possível dar entrada no FGTS – para quem não tem cartão cidadão -, pois sem atendimento interno, o serviço está suspenso. Sem a guia do FGTS, que é emitida pela Caixa, o trabalhador também não pode requerer o seguro-desemprego.

Em ambas as agências os funcionários continuam realizando serviços essenciais, como processamento de envelopes e compensação de cheques. A greve continua por prazo indeterminado.

REIVINDICAÇÕES DOS BANCÁRIOS

De acordo com o Sindicato dos Bancários de Mato Grosso (SEEB/MT), os bancários reivindicam melhores condições de trabalho, reajuste salarial de 16%, aumento no valor do vale-alimentação e ainda auxílio-creche de R$ 788 por mês. Além disso ele estão cobrando plano de carreira, mais segurança nas agências, com a contratação de mais vigilantes e auxílio-educação para o pagamento de uma graduação e pós-graduação.

Segundo o sindicato da categoria, houve uma proposta da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) para reajuste salarial de 5,5% e abono de R$ 2,5 mil, rejeitada durante assembleia realizada na última quinta-feira (1º).

Os bancários também rejeitaram as propostas do Banco do Brasil, da Caixa Econômica Federal (CEF) do Banco da Amazônia (Basa), que também não mostraram interesse em retomar as negociações, conforme o sindicato da categoria.

Ainda segundo o sindicato os representantes dos bancos apresentaram uma proposta de aumento de 4% não somente nos salários, mas também em relação às contribuições previdenciárias, aos vales e ao piso da categoria.

Durante a greve, os clientes poderão fazer saques, transferências, pagamentos e outras operações nos caixas eletrônicos e outros meios alternativos, como internet banking. Alguns serviços também podem ser feitos em casas lotéricas, agências dos Correios, redes de supermercados e outros estabelecimentos credenciados.

Fonte: Trabalho em Pauta, com informações do G1.
Texto: Ademilson Lopes, com redação do G1.
Data: 07/10/2015.
« Anterior
Próxima »

Nenhum comentário

Postar um comentário

Seja bem vindo ao blog do Acessuas Trabalho.