Últimas

27.8.15

Pronatec: prorrogadas as inscrições para o curso gratuito de operador de empilhadeira em Alto Araguaia

As inscrições para o curso gratuito de operador de empilhadeira, do Programa Nacional de Promoção do Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), foram prorrogadas em Alto Araguaia. O prazo para matrículas, que acabava nesta quarta-feira (26), agora se estende por mais uma semana e termina no dia 02/09. Restam 15 vagas, de um total de 30 inicialmente abertas. Homens e mulheres podem participar.
(Foto: Reprodução/Youtube).
O curso será oferecido para atender a demanda das empresas locais. No ano passado, o departamento de recursos humanos da Louis Dreyfus Commodities, instalada no Terminal Ferroviário de Alto Araguaia, informou que a firma apresentava dificuldades para encontrar profissionais na cidade com qualificação para operar empilhadeiras.

Fazendas na zona rural do município, supermercados e lojas de materiais de construção, além de outras empresas do Terminal também possuem empilhadeiras. Isso reforça as boas projeções de emprego para quem concluir o curso.

A qualificação de operador de empilhadeira é totalmente gratuita, inclusive as apostilas, o material escolar e o uniforme. Além disso, os alunos matriculados recebem uma bolsa formação no valor de R$ 2 por cada hora de estudo. No total, são R$ 8 por dia.

As aulas – teóricas e práticas - vão acontecer à noite, de segunda à sexta-feira, das 18h às 22h. Elas estão previstas para começar no dia 21/09, com término em 17 de novembro. A carga horária total do curso é de 160 horas.

Entre os principais conteúdos que vão ser estudados estão: componentes e suas funções; pedais e alavancas; instrumentos do painel; técnicas de operação; capacidade de carga; noções de custos; motor; transmissão; embreagem; sistemas hidráulicos; rodados; instrumentos do painel; manutenção preventiva/diária (check-list); normas de segurança na operação; e direção defensiva na operação.

INSCRIÇÕES

Para se inscrever, o candidato ou candidata precisa ter no mínimo 18 anos, possuir pelo menos CNH “B” e ser alfabetizado (a).

As matrículas são feitas no Sine, pela equipe do Programa Nacional de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho (Acessuas Trabalho), que atende das 8h às 11h e das 13h às 17h, em dias úteis. Procure pelos funcionários Ademilson Lopes ou Kátia Nabiane. O Sine fica na rua Antonio Aires Fávero, n° 366, no Centro, abaixo da feira livre.

Os cursos fazem parte do Pronatec Brasil Sem Miséria. Por isso, as qualificações são destinadas inicialmente para pessoas de baixa renda, incluídas no Cadastro Único, preferencialmente beneficiários do Bolsa Família ou Feijão no Fogo, além de portadores de deficiência. Nessa primeira etapa, serão matriculados apenas os interessados de famílias carentes.

Nunca é demais lembrar que as inscrições seguem a ordem de procura. Portanto, o quanto antes você procurar o Sine, mais chances vai ter de garantir uma vaga. No ato da matrícula, é preciso apresentar o RG, o CPF, um comprovante de escolaridade, um comprovante de residência e a CNH.

OUTROS CURSOS DO PRONATEC

Na semana passada, além do curso de operador de empilhadeira, o Pronatec também abriu vagas em Alto Araguaia para eletricista industrial (20 oportunidades), lubrificador industrial (20) e operador de pá carregadeira (20). Contudo, nessas outras capacitações todas as vagas já foram preenchidas.

Fonte: Trabalho em Pauta.
Texto: Ademilson Lopes.

Data: 27/08/2015.
« Anterior
Próxima »

Nenhum comentário

Postar um comentário

Seja bem vindo ao blog do Acessuas Trabalho.