Últimas

19.9.14

Em Alto Araguaia, Senai possui 71 vagas abertas em quatro cursos gratuitos

As oportunidades são resultado da parceria entre o Senai e a Prefeitura de Alto Araguaia.

 Da assessoria de imprensa da prefeitura e Acessuas Trabalho

Alunos durante aula no Senai de Alto Araguaia.
As chances de capacitação profissional em Alto Araguaia estão ao alcance de todos. Continuam abertas vagas em quatro cursos do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), totalmente gratuitos. As capacitações estão distribuídas nos períodos da manhã, tarde e noite facilitando a escolha de quem trabalha ou estuda. As inscrições seguem enquanto restarem vagas. Os interessados tem que ficar atentos, pois das 270 vagas existentes restam apenas 71. As oportunidades são resultado da parceria firmada com a Prefeitura, que arca com os custos das qualificações.

Ao todo, são 20 vagas para o curso de técnicas de apoio administrativo, nos períodos da manhã (14 vagas) e da noite (06). Os alunos irão aprender sobre processos administrativos; planejamento, administração e controle empresarial; gestão de RH; noções de direito e cálculo trabalhista; e noções básicas de contabilidade. Para se inscrever, é preciso ser maior de 16 anos e ter cursado ou estar cursando o ensino médio. A conclusão da formação dá direito a um certificado de 100 horas/aula para o estudante.

Com turmas de manhã (10 vagas) e noite (06), o curso de atendimento ao cliente é outra oportunidade de qualificação. Com carga horária de 20 horas/aula, o interessado aprenderá sobre postura, preservação da imagem da empresa, tipos de clientes, motivação, tipos de linguagens e noções de cidadania. Para cursá-lo, basta ser maior de 16 anos e saber ler e escrever.

Para os adolescentes, com idade entre 12 e 16 anos, o Senai oferece uma capacitação diferenciada em computação, justamente para essa faixa etária. Trata-se do curso de informática teen, disponível pela manhã, com 11 vagas. Ao final da formação, com carga horária de 50 horas/aula, o aluno será capaz de lidar com as principais ferramentas de um computador: Word, Excel, Power Point e Internet.

E por fim, para quem deseja trabalhar no comércio, como vendedor, o curso de técnicas de vendas é outra grande opção. Para fazê-lo, basta ser maior de 16 anos e saber ler e escrever. O aluno aprenderá sobre administração, marketing e planejamento de vendas; retórica; a arte de vender; tipos de clientes; tipos de perguntas; técnicas de convencer; pós-venda e planos de melhoria. Serão formadas turmas pela manhã (16 ofertas restantes), tarde (09) e noite (11). A carga horária total é de 60h.

Para a secretária de Desenvolvimento e Assistência Social, Sandra Paniago de Oliveira - cuja pasta é parceira no oferecimento dos cursos – o tempo é de crescimento e melhoria de vida em Alto Araguaia. “O que nós visamos é a qualificação e o aumento de renda da nossa gente. Com os cursos, a pessoa tem a possibilidade de ganhar mais montando o seu negócio próprio ou conquistando um emprego”, ressaltou.

Além do aluno não pagar nada por qualquer um desses cursos, ele também tem direito ao material didático e uniforme, totalmente de graça.

Local das matrículas e documentos necessários

As matrículas são efetuada no Senai de Alto Araguaia, na rua Dr. José Morbeck, no Centro, em frente ao Supermercado Real, em três horários: das 7h às 11h, das 13h às 17h e das 18h às 22h. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo fone (66) 3481-2967.

No ato da inscrição, é preciso apresentar o RG ou a Carteira de Trabalho, o CPF, um comprovante de endereço de setembro ou agosto e um comprovante de escolaridade (histórico escolar, diploma de conclusão ou declaração emitida pela escola). Os menores de idade só farão a matrícula, se estiverem acompanhados pelos pais ou responsáveis legais.

O setor empresarial e a mão-de-obra qualificada

A oferta de cursos profissionalizantes de forma gratuita em Alto Araguaia é uma das medidas visando à geração de emprego e renda. Isso ocorre porque o setor empresarial precisa de profissionais capacitados para assumirem os postos de trabalho. O curso de técnicas de apoio administrativo e a qualificação em técnicas de vendas atendem diretamente a demanda do comércio local. O apontamento foi feito pelo presidente da Associação Comercial e Industrial de Alto Araguaia e Santa Rita do Araguaia (Aciais), Itamar Corrêa de Oliveira.

“O que mais falta no comércio da cidade são vendedores e secretários. Primeiro, o profissional tem que estar qualificado para atender o nosso público que está cada dia mais exigente. Às vezes, o preço de uma loja para a outra é o mesmo, a única diferença é o atendimento. Nós buscamos hoje é qualidade em atendimento”, contou Oliveira.

Mais possibilidades de qualificação 

A Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social continua com as inscrições abertas para os cursos de cuidador de idoso e atendimento ao público, frutos da parceria firmada com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC). O único pré-requisito é para o curso de cuidador do idoso. Os interessados necessitam ser maiores de 18 anos. Para o de atendimento ao público basta possuir no mínimo 16 anos.
            
Além desses dois cursos, há oportunidade também para o curso de fabricação de queijos, resultado de parceria com o Senar. É necessário ser maior de 18 anos. O curso terá duração de 40 horas e será ministrado na própria secretaria, do dia 29 de setembro até 03 de outubro.
            
Os interessados devem levar RG, CPF, comprovante de endereço e de escolaridade na própria secretaria, com endereço na rua Antonio Aires Fávero, n° 548, no Centro, das 13h às 18h.

Atuação do Acessuas Trabalho
                                                       
Em Alto Araguaia, o Programa Nacional de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho (Acessuas Trabalho) mobiliza famílias de baixa renda para participação em cursos profissionalizantes. Vinculado à Assistência Social, o projeto está encaminhando as pessoas economicamente menos favorecidas para se inscreverem no curso de fabricação de queijos.
            
Os encaminhamentos fazem parte das ações do Acessuas, que tem como objetivo apoiar as famílias de baixa renda na conquista de um emprego, na capacitação profissional e na criação de pequenos negócios. Tudo isso para possibilitar que a população mais pobre melhore os rendimentos e conquiste autonomia financeira.


« Anterior
Próxima »

Nenhum comentário

Postar um comentário

Seja bem vindo ao blog do Acessuas Trabalho.