Últimas

29.5.15

Candidatos não alcançam nota mínima e 20 cargos ficam vagos no concurso de Mineiros

Blog do Acessuas Trabalho
29/05/2015

Todos os concorrentes às vagas disponíveis em 
20 cargos, reprovaram. (Foto: Divulgação).
Ninguém conseguiu classificação em 20 cargos oferecidos no concurso público n° 001/2015 da Prefeitura de Mineiros-GO (a 95 km de Alto Araguaia). Com isso, 57 vagas permanecem desocupadas, pelo menos até a realização de outro certame. Para chegar à classificação, o candidato tinha que alcançar 60% de aproveitamento nas provas aplicadas no dia 03 de maio. Todos os 136 concorrentes ao cargo de advogado, por exemplo, tiraram uma nota abaixo desse valor e nenhum deles segue agora na disputa, deixando as vagas abertas. A divulgação do resultado final das provas objetivas e de redação aconteceu hoje (29/05).

Na maioria dos concursos públicos, é comum exigir que os participantes alcancem uma nota mínima na prova objetiva, como requisito para que eles avancem às próximas fases da disputa. É a chamada nota de corte ou nota de classificação. Se nenhum candidato consegue, as vagas permanecem ociosas.

Em Mineiros, além do cargo de advogado - que teve 136 inscritos para 3 vagas oferecidas - ninguém conseguiu a nota mínima também nas provas objetivas para:

·         auxiliar de cuidador (5 inscritos/9 vagas);
·         mecânico (1 inscrito/1 vaga);
·         pintor (2 inscritos/5 vagas);
·         auxiliar de saúde bucal (23 inscritos/5 vagas);
·         pedreiro (8 inscritos/2 vagas);
·         auxiliar de serviços de saúde (27 inscritos/3 vagas);
·         contador (23 inscritos/1 vaga);
·         educador físico – saúde (10 inscritos/1 vaga);
·         médico anestesista (3 inscritos/1 vaga);
·         médico auditor (1 inscrito/1 vaga);
·         médico do trabalho (1 inscrito/1 vaga);
·         médico ginecologista/obstreta (2 inscritos/1 vaga);
·         monitor de programa (14 inscritos/12 vagas);
·         operador de máquinas (30 inscritos/5 vagas);
·         recepcionista (41 inscritos/2 vagas);
·         técnico em laboratório (6 inscritos/2 vagas);
·         técnico em prótese dentária (2 inscritos/1 vaga);
·         técnico em radiologia (52 inscritos/ 1 vaga) e;
·         técnico em saúde bucal (4 inscritos/1 vaga).

O advogado Alexandre Reis, 24 anos, mora e trabalha em Jataí. O jovem fez o concurso de Mineiros e acredita que assim como os demais colegas de profissão, ele acabou prejudicado com a prova de redação, aplicada junto com a prova objetiva no dia 03 de maio.

“Nos foi solicitada a confecção de uma peça jurídica na prova de redação, com a necessidade de construirmos a fundamentação legal, mas sem a possibilidade de consultarmos à lei seca”, disse.  

De acordo com o edital, a nota de corte dos candidatos ao cargo de advogado é obtida somando o resultado da prova objetiva (composta por 40 questões), mais o aproveitamento na prova de redação.

Essa prova de redação consiste na elaboração de uma peça jurídica - um documento utilizado por advogados nos processos manuseados perante a Justiça.

Reis reclama que não é possível fazer esse tipo de exercício em um concurso, sem pesquisar a lei seca (lei sem comentários), pois ninguém é obrigado a decorar artigos. Até mesmo na temida prova da OAB, é permitido consultar à legislação na 2ª fase do exame.

Contudo, o edital de abertura previu - desde que foi lançado - que todas as provas do concurso de Mineiros seriam aplicadas sem pesquisa, até mesmo para os advogados, em todas as etapas. O correto seria a impugnação do edital quando ele foi publicado, visando corrigir o suposto erro, o que não ocorreu por parte dos profissionais do direito. Agora, fica difícil reclamar.

O concurso também não registrou inscrições para os cargos de: auxiliar de produção – borracheiro; auxiliar de serviços gerais – encanador; motorista 'habilitação categoria E'; motorista 'habilitação categoria D'; médico cardiologista; médico dermatologista; médico endocrinologista; médico gastroenterologista; médico geriatra; médico nefrologista; médico neurologista; médico oftalmologista; médico oncologista; médico pneumologista; médico psiquiatra; médico radiologista; médico reumatologista; médico ultrassonografista; operador de máquinas – motoniveladora; operador de máquinas – retroescavadeira; operador de máquinas - trator de esteira; e operador de máquinas - pá carregadeira. Assim, são mais 27 vagas que não serão preenchidas.

O concurso visava inicialmente o provimento de 452 vagas na administração municipal e é realizado sob a responsabilidade da Fundação Vale do Piauí (Funvapi). 

Fonte: Blog do Acessuas Trabalho.
Texto: Ademilson Lopes.
« Anterior
Próxima »

Nenhum comentário

Postar um comentário

Seja bem vindo ao blog do Acessuas Trabalho.