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18.11.14

Especialista ensina como encontrar o emprego ideal

Em meio a um mercado de trabalho cada vez mais competitivo e acirrado, a maioria das pessoas possuem diversas dúvidas na hora de se candidatar a um novo emprego, ou até mesmo para impulsionar a sua carreira: como se comportar na hora entrevista? Como fazer um bom currículo? Como descobrir meus pontos fortes? Essas são apenas algumas das várias perguntas que surgem na cabeça dos profissionais.

Para ajudá-lo na busca pelo emprego ideal, o especialista em coaching de executivos Marcelo de Freitas Nóbrega lançou o livro "Você está contratado: Um guia completo para você conquistar o emprego dos seus sonhos", publicado nesse ano pela editora Évora. Nele, o leitor encontrará uma experiente orientação para o bom planejamento da carreira profissional. Além disso, o escritor também desmistificará uma série crenças comum dentro do ambiente profissional, para que o profissional pare de se comparar com os outros, foque em si mesmo e passe a descobrir o seu próprio diferencial no mercado de trabalho.

A Universia Brasil teve a oportunidade de conversar com o autor, que comentou a respeito dos principais assuntos que envolveram a publicação e o conteúdo do seu livro.

Marcelo, que é um executivo com mais de 25 anos de experiência em empresas dos setores financeiros, petróleo e gás, bens de consumo e serviços de transporte aéreo, contou que a ideia de escrever o livro surgiu em 2006, quando ele ainda estava trabalhando em uma grande empresa de petróleo, nos Estados Unidos. Nesse momento, o autor teve vontade de voltar a morar e trabalhar no Brasil, em um novo ambiente onde ele pudesse fazer a diferença e no qual o seu trabalho tivesse um maior impacto.

Após cerca de um ano se preparando, o autor já tinha refletido a respeito dos principais objetivos para a sua carreira, bem como sobre os principais pontos nos quais desejava crescer e em qual empresa ele poderia encontrar novas oportunidades.

De acordo com ele, para que o profissional consiga fazer esse planejamento, em primeiro lugar é necessário que ele tenha conhecimento sobre si mesmo, sabendo quais são as tarefas nas quais que ele tem facilidade em executar e que lhe trazem felicidade. Após decidir qual é a atividade ideal para você, pense nos colegas que trabalharão com você, no seu chefe e nos propósitos de seu trabalho. Já para encontrar esse lugar ideal para você, a dica é: estabeleça um networking, utilizando a sua rede de conhecimentos para chegar nessa empresa. Para ele, é preciso identificar a sua própria rede de relacionamentos, e em seguida, fazê-la crescer. “A dica número 1 é o networking. Você vai encontrar seu emprego através do networking. Vai utilizar a sua rede de conhecimentos para chegar nessa empresa”, garantiu.

Marcelo também ressalta que todos possuem sim uma rede de contatos: amigos, vizinhos, professores, colegas fazem parte do network. Devemos mapear essas pessoas, sabendo quem quais delas desejamos alcançar para que possamos fazer as nossas conexões de maneira correta. “Muita gente diz que não tem networking, que não conhece ninguém. Entenda que você tem sim networking! Você tem amigos, vizinhos, professores e colegas da universidade. Uma dica boa de networking é explorar os amigos dos pais. Você consegue chegar a quem você quiser. É preciso mapear essa rede sabendo quem você quer alcançar. Depois, faça as conexões. E como faz essa conexão? Buscando algo em comum que exista entre essas pessoas”, explicou o especialista.

O especialista deixa claro: é importante que o profissional entenda que o networking não lhe trará o emprego desejado imediatamente, ele apenas abrirá portas para fazer com que ele chegue às pessoas certas para que lhe ajudar. Na opinião dele, o que nos ajuda a conquistar o emprego ideal é o nosso histórico de realizações pessoais e profissionais e até mesmo acadêmicas. Ou seja, de maneira alguma o networking será maior do que o processo seletivo.

Além disso, Marcelo nos lembrou de que o famoso “Quem Indica” (Q.I.) já é algo ultrapassado na busca pelo emprego. As indicações podem facilitar e abrir portas, mas não garantem absolutamente nada, principalmente o sucesso após a contratação. Na opinião dele, o processo seletivo é fundamental antes de entrar na empresa. “O Q.I facilita, abre a porta, mas não te garante absolutamente nada. E sem dúvida algum não te garante o sucesso depois caso você seja contratado”, afirmou.

Por fim o autor dá uma última importante dica para você que está procurando emprego: durante a seleção, a empresa irá avaliá-lo. Entretanto, isso não impede que você também avalie a empresa decidindo se faz ou não sentido trabalhar nela.

Fonte: Universia Brasil.


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