Publicado por
Unknown
Em meio a um mercado de trabalho cada vez mais competitivo e acirrado, a
maioria das pessoas possuem diversas dúvidas na hora de se candidatar a um novo
emprego, ou até mesmo para impulsionar a sua carreira: como se comportar na
hora entrevista? Como fazer um bom currículo? Como descobrir meus pontos
fortes? Essas são apenas algumas das várias perguntas que surgem na cabeça dos
profissionais.
Para
ajudá-lo na busca pelo emprego ideal, o especialista em coaching de executivos
Marcelo de Freitas Nóbrega lançou o livro "Você está contratado: Um guia
completo para você conquistar o emprego dos seus sonhos", publicado nesse
ano pela editora Évora. Nele, o leitor encontrará uma experiente orientação
para o bom planejamento da carreira profissional. Além disso, o escritor também
desmistificará uma série crenças comum dentro do ambiente profissional, para
que o profissional pare de se comparar com os outros, foque em si mesmo e passe
a descobrir o seu próprio diferencial no mercado de trabalho.
A
Universia Brasil teve a oportunidade de conversar com o autor, que comentou a
respeito dos principais assuntos que envolveram a publicação e o conteúdo do
seu livro.
Marcelo,
que é um executivo com mais de 25 anos de experiência em empresas dos setores
financeiros, petróleo e gás, bens de consumo e serviços de transporte aéreo,
contou que a ideia de escrever o livro surgiu em 2006, quando ele ainda estava
trabalhando em uma grande empresa de petróleo, nos Estados Unidos. Nesse
momento, o autor teve vontade de voltar a morar e trabalhar no Brasil, em um
novo ambiente onde ele pudesse fazer a diferença e no qual o seu trabalho
tivesse um maior impacto.
Após
cerca de um ano se preparando, o autor já tinha refletido a respeito dos
principais objetivos para a sua carreira, bem como sobre os principais pontos
nos quais desejava crescer e em qual empresa ele poderia encontrar novas
oportunidades.
De
acordo com ele, para que o profissional consiga fazer esse planejamento, em
primeiro lugar é necessário que ele tenha conhecimento sobre si mesmo, sabendo
quais são as tarefas nas quais que ele tem facilidade em executar e que lhe
trazem felicidade. Após decidir qual é a atividade ideal para você, pense nos
colegas que trabalharão com você, no seu chefe e nos propósitos de seu
trabalho. Já para encontrar esse lugar ideal para você, a dica é: estabeleça um
networking, utilizando a sua rede de conhecimentos para chegar nessa empresa.
Para ele, é preciso identificar a sua própria rede de relacionamentos, e em
seguida, fazê-la crescer. “A dica número 1 é o networking. Você vai encontrar
seu emprego através do networking. Vai utilizar a sua rede de conhecimentos
para chegar nessa empresa”, garantiu.
Marcelo
também ressalta que todos possuem sim uma rede de contatos: amigos, vizinhos,
professores, colegas fazem parte do network. Devemos mapear essas pessoas,
sabendo quem quais delas desejamos alcançar para que possamos fazer as nossas
conexões de maneira correta. “Muita gente diz que não tem networking, que não
conhece ninguém. Entenda que você tem sim networking! Você tem amigos,
vizinhos, professores e colegas da universidade. Uma dica boa de networking é
explorar os amigos dos pais. Você consegue chegar a quem você quiser. É preciso
mapear essa rede sabendo quem você quer alcançar. Depois, faça as conexões. E
como faz essa conexão? Buscando algo em comum que exista entre essas pessoas”,
explicou o especialista.
O
especialista deixa claro: é importante que o profissional entenda que o
networking não lhe trará o emprego desejado imediatamente, ele apenas abrirá
portas para fazer com que ele chegue às pessoas certas para que lhe ajudar. Na
opinião dele, o que nos ajuda a conquistar o emprego ideal é o nosso histórico
de realizações pessoais e profissionais e até mesmo acadêmicas. Ou seja, de
maneira alguma o networking será maior do que o processo seletivo.
Além
disso, Marcelo nos lembrou de que o famoso “Quem Indica” (Q.I.) já é algo
ultrapassado na busca pelo emprego. As indicações podem facilitar e abrir
portas, mas não garantem absolutamente nada, principalmente o sucesso após a
contratação. Na opinião dele, o processo seletivo é fundamental antes de entrar
na empresa. “O Q.I facilita, abre a porta, mas não te garante absolutamente
nada. E sem dúvida algum não te garante o sucesso depois caso você seja
contratado”, afirmou.
Por
fim o autor dá uma última importante dica para você que está procurando
emprego: durante a seleção, a empresa irá avaliá-lo. Entretanto, isso não
impede que você também avalie a empresa decidindo se faz ou não sentido
trabalhar nela.
Fonte: Universia Brasil.
Nenhum comentário
Postar um comentário
Seja bem vindo ao blog do Acessuas Trabalho.