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1.11.14

Veja 6 atitudes que ajudam a ter uma carreira de sucesso

Foto: Google.
Ter uma carreira de sucesso e obter bons resultados é objetivo de muitos profissionais em seu trabalho. Mas com um mercado tão dinâmico, com diversas mudanças no quadro de empregados e também nas estratégias de atuação das empresas, como o trabalhador pode mostrar suas habilidades e ainda alcançar seus objetivos profissionais?


Segundo Luiz Fernando Garcia, psicoterapeuta e CEO da Cogni-MGR, existem algumas características que o trabalhador pode desenvolver para ter sucesso. Ele elaborou perfis comportamentais, extraídos de mais de 1.200 entrevistas, e identificou 6 características presentes em personalidades de "pessoas de resultados" ou realizadores. O resultado completo está no livro Pessoas de resultado - o perfil de quem se destaca sempre.

Veja 6 atitudes que ajudam o desenvolvimento da carreira:

1) Visualização

Antes de colocar um planejamento ou projeto em prática, o profissional já deve saber quais serão os possíveis resultados e também o que vai acontecer caso o que foi planejado não aconteça. "É necessário ter uma imagem mental que inspire nosso trajeto baseada nos recursos de que dispomos e evite que nossas ações sejam baseadas em tentativa e erro", afirma Luiz Fernando Garcia.

2) Superação de desafios

"Não há desafio sem a possibilidade do fracasso, o que é diferente de uma idealização inatingível. Caso não haja desafio, seremos profissionais cumpridores de tarefas", diz Garcia. Ele lembra que no processo de conquista de um objetivo sempre haverá situações que fogem do controle do profissional e que geram desconforto. Elas devem ser encaradas como estímulos para ajudar a chegar no objetivo final.

3) Manutenção do foco

No processo de empreender ou desenvolver algo novo, é possível que a diversidade de informações, experiências e objetivos buscados desviem o foco. "Neste caso precisamos eleger um caminho único para não perdermos a referência de nossa própria identidade, ou seja, a capacidade de sermos reconhecidos por nossas qualidades específicas ou pelo que realmente queremos fazer", afirma Garcia. Segundo ele, também é preciso saber dizer não para ideias que possa parecer boas, mas que desviam o profissional do caminho traçado.

4) Expectância e drive

Expectância é a capacidade que temos de gerar expectativas nas pessoas e mantê-las. "É a característica que permite a sustentação de um propósito que envolva outras pessoas e que permite a criação de vínculos entre elas e nosso objetivo", diz. Já o drive é a proatividade, a iniciativa e o direcionamento de energias para o que precisa ser feito (de forma prazerosa ou não). Para Garcia, a capacidade que alguém tem de alcançar algo está diretamente ligada a não só a fazer aquilo que gosta, mas também em fazer coisas desagradáveis quando necessário.

5) Tolerância e incerteza

"O medo de que alguma coisa dê errado inibe nossa capacidade de nos colocar em situação de risco. O profissional de resultado não espera que a receita do sucesso fique pronta, ele coloca a prova suas capacidades e convicções buscando a realização de seus objetivos", afirma. Se o erro acontecer, o profissional poderá buscar novas possibilidades de acerto para chegar onde quer.

6) Autorreforço para a autoestima

"Devemos encontrar formas de nos recompensar sem culpa. Quando nos premiamos, nossa natureza instintiva registra de alguma forma que valeu a pena todo o esforço feito para chegar até ali", diz Garcia.



Fonte: Pâmela Kometani, do G1 em São Paulo.




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