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Unknown
Ter uma carreira de sucesso e obter
bons resultados é objetivo de muitos profissionais em seu trabalho. Mas com um
mercado tão dinâmico, com diversas mudanças no quadro de empregados e também
nas estratégias de atuação das empresas, como o trabalhador pode mostrar suas
habilidades e ainda alcançar seus objetivos profissionais?
Segundo
Luiz Fernando Garcia, psicoterapeuta e CEO da Cogni-MGR, existem algumas
características que o trabalhador pode desenvolver para ter sucesso. Ele
elaborou perfis comportamentais, extraídos de mais de 1.200 entrevistas, e
identificou 6 características presentes em personalidades de "pessoas de
resultados" ou realizadores. O resultado completo está no livro Pessoas de
resultado - o perfil de quem se destaca sempre.
Veja 6
atitudes que ajudam o desenvolvimento da carreira:
1) Visualização
Antes de colocar um planejamento ou projeto em prática, o profissional já deve
saber quais serão os possíveis resultados e também o que vai acontecer caso o
que foi planejado não aconteça. "É necessário ter uma imagem mental que
inspire nosso trajeto baseada nos recursos de que dispomos e evite que nossas
ações sejam baseadas em tentativa e erro", afirma Luiz Fernando Garcia.
2) Superação de desafios
"Não há desafio sem a possibilidade do fracasso, o que é diferente de uma
idealização inatingível. Caso não haja desafio, seremos profissionais
cumpridores de tarefas", diz Garcia. Ele lembra que no processo de
conquista de um objetivo sempre haverá situações que fogem do controle do
profissional e que geram desconforto. Elas devem ser encaradas como estímulos
para ajudar a chegar no objetivo final.
3) Manutenção do
foco
No
processo de empreender ou desenvolver algo novo, é possível que a diversidade
de informações, experiências e objetivos buscados desviem o foco. "Neste
caso precisamos eleger um caminho único para não perdermos a referência de
nossa própria identidade, ou seja, a capacidade de sermos reconhecidos por
nossas qualidades específicas ou pelo que realmente queremos fazer",
afirma Garcia. Segundo ele, também é preciso saber dizer não para ideias que
possa parecer boas, mas que desviam o profissional do caminho traçado.
4) Expectância e
drive
Expectância
é a capacidade que temos de gerar expectativas nas pessoas e mantê-las. "É
a característica que permite a sustentação de um propósito que envolva outras
pessoas e que permite a criação de vínculos entre elas e nosso objetivo",
diz. Já o drive é a proatividade, a iniciativa e o direcionamento de energias
para o que precisa ser feito (de forma prazerosa ou não). Para Garcia, a
capacidade que alguém tem de alcançar algo está diretamente ligada a não só a
fazer aquilo que gosta, mas também em fazer coisas desagradáveis quando
necessário.
5) Tolerância e
incerteza
"O
medo de que alguma coisa dê errado inibe nossa capacidade de nos colocar em
situação de risco. O profissional de resultado não espera que a receita do
sucesso fique pronta, ele coloca a prova suas capacidades e convicções buscando
a realização de seus objetivos", afirma. Se o erro acontecer, o
profissional poderá buscar novas possibilidades de acerto para chegar onde
quer.
6) Autorreforço
para a autoestima
Fonte: Pâmela Kometani, do G1 em São Paulo.
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