Publicado por
Unknown
Acessuas Trabalho
03/03/2015
![]() |
Mesmo demonstrando-se cruciais no mercado, as mulheres ainda enfrentam problemas. (Foto: Jornal O Estado de S. Paulo). |
Na 87ª cerimônia dos
Academy Awards, após receber o Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante pelo filme
Boyhood: Da Infância à Juventude, a atriz Patricia Arquette aproveitou que
estava no palco fazendo alguns agradecimentos para dar destaque a uma questão
atual sobre o mercado de trabalho:
“[Dedico] a toda mulher
que já deu à luz, todo cidadão que paga impostos, nós lutamos pelos direitos de
todo mundo. É nossa vez de ter salários igualitários para todos e direitos
iguais para as mulheres nos Estados Unidos”.
Embora esta declaração
tenha tratado sobre a situação presente nos estúdios de cinema em Hollywood,
não há dúvida de que esta é uma realidade presente em todo o mundo, inclusive
no Brasil.
Em 2014, o Instituto
Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou uma pesquisa na qual
revelou-se que, entre 2000 e 2010, as mulheres passaram a ser maioria entre os
trabalhadores assalariados, sem mencionar que, de 2011 a 2012, a contribuição
delas representou 58,5% enquanto eles colaboraram com apenas 41,5% do total.
Contudo, mesmo demonstrando-se cruciais no mercado, as mulheres ainda enfrentam
problemas como o descrito por Patricia Arquette: em 2012, as mulheres
brasileiras receberam, em média, R$ 1.697,30, cerca de 80% dos salários dos
homens, que estavam por volta dos R$ 2.130,00.
Diante deste cenário
machista, como as mulheres poderiam então garantir seu sucesso profissional
ainda que existam tantas desigualdades? Para responder esta pergunta, confira a
seguir 3 atitudes que você pode ter para demonstrar que é tão qualificada
quanto seus colegas homens:
1 – Não peça permissão para falar
Para não parecer que
estão impondo opiniões ou serem consideradas pessoas grosseiras, algumas
profissionais pedem licença para se manifestar nas reuniões e fazer críticas às
propostas apresentadas. Lembre-se que, se você está presente neste encontro,
você não precisa pedir permissão para falar o que pensa. Assim como seus
colegas, você tem direito de dar seu parecer e, assim, estimular o debate de
ideias. Ou seja, não há razão para se acanhar.
2 – Deixe alguns questionamentos de
lado
Há mulheres que temem
ameaçar seus companheiros de alguma forma por assumirem posições mais
importantes do que eles nas empresas onde trabalham ou então porque pensam que
não a considerarão uma boa mãe pelo fato de também se dedicarem à carreira.
Porém, como os homens, você leva uma vida pessoal e uma vida profissional e,
portanto, enfrenta dificuldades para conciliá-las e separar uma da outra. Como
seu companheiro, você se preocupa com sua família e com o futuro dos seus
filhos. Logo, não há porque você se preocupar com estas questões se ele não o
faz. Torçam pelo sucesso um do outro e superem juntos os desafios que aparecerem
pelo caminho, afinal não há motivo para competições ou dúvidas.
3 – Invista na sua marca pessoal
Qual a impressão que seus
colegas de trabalho têm de você como profissional? A resposta desta pergunta é
essencial para homens e mulheres, afinal definem, por exemplo, se há ou não
relação de confiança entre a equipe ou se você é de fato uma pessoa que traz
resultados positivos para a empresa. Por isso, pergunte-se quais são suas
qualidades e defeitos e aprenda tirar o melhor de cada um deles, ou seja, saiba
usar suas vantagens a seu favor e use suas dificuldades para ampliar seus
conhecimentos. Fazendo isso, sua imagem profissional será bem-vista e não há
quem questione sua produtividade no ambiente de trabalho.
Fonte: Universia Brasil.
Nenhum comentário
Postar um comentário
Seja bem vindo ao blog do Acessuas Trabalho.