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3 atitudes para a mulher conquistar seu espaço no mercado de trabalho

Acessuas Trabalho
03/03/2015
 
Mesmo demonstrando-se cruciais no mercado, as mulheres ainda enfrentam problemas.
(Foto: Jornal O Estado de S. Paulo).
Na 87ª cerimônia dos Academy Awards, após receber o Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante pelo filme Boyhood: Da Infância à Juventude, a atriz Patricia Arquette aproveitou que estava no palco fazendo alguns agradecimentos para dar destaque a uma questão atual sobre o mercado de trabalho:

“[Dedico] a toda mulher que já deu à luz, todo cidadão que paga impostos, nós lutamos pelos direitos de todo mundo. É nossa vez de ter salários igualitários para todos e direitos iguais para as mulheres nos Estados Unidos”.

Embora esta declaração tenha tratado sobre a situação presente nos estúdios de cinema em Hollywood, não há dúvida de que esta é uma realidade presente em todo o mundo, inclusive no Brasil.

Em 2014, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou uma pesquisa na qual revelou-se que, entre 2000 e 2010, as mulheres passaram a ser maioria entre os trabalhadores assalariados, sem mencionar que, de 2011 a 2012, a contribuição delas representou 58,5% enquanto eles colaboraram com apenas 41,5% do total. Contudo, mesmo demonstrando-se cruciais no mercado, as mulheres ainda enfrentam problemas como o descrito por Patricia Arquette: em 2012, as mulheres brasileiras receberam, em média, R$ 1.697,30, cerca de 80% dos salários dos homens, que estavam por volta dos R$ 2.130,00.

Diante deste cenário machista, como as mulheres poderiam então garantir seu sucesso profissional ainda que existam tantas desigualdades? Para responder esta pergunta, confira a seguir 3 atitudes que você pode ter para demonstrar que é tão qualificada quanto seus colegas homens:

1 – Não peça permissão para falar

Para não parecer que estão impondo opiniões ou serem consideradas pessoas grosseiras, algumas profissionais pedem licença para se manifestar nas reuniões e fazer críticas às propostas apresentadas. Lembre-se que, se você está presente neste encontro, você não precisa pedir permissão para falar o que pensa. Assim como seus colegas, você tem direito de dar seu parecer e, assim, estimular o debate de ideias. Ou seja, não há razão para se acanhar.

2 – Deixe alguns questionamentos de lado

Há mulheres que temem ameaçar seus companheiros de alguma forma por assumirem posições mais importantes do que eles nas empresas onde trabalham ou então porque pensam que não a considerarão uma boa mãe pelo fato de também se dedicarem à carreira. Porém, como os homens, você leva uma vida pessoal e uma vida profissional e, portanto, enfrenta dificuldades para conciliá-las e separar uma da outra. Como seu companheiro, você se preocupa com sua família e com o futuro dos seus filhos. Logo, não há porque você se preocupar com estas questões se ele não o faz. Torçam pelo sucesso um do outro e superem juntos os desafios que aparecerem pelo caminho, afinal não há motivo para competições ou dúvidas.

3 – Invista na sua marca pessoal

Qual a impressão que seus colegas de trabalho têm de você como profissional? A resposta desta pergunta é essencial para homens e mulheres, afinal definem, por exemplo, se há ou não relação de confiança entre a equipe ou se você é de fato uma pessoa que traz resultados positivos para a empresa. Por isso, pergunte-se quais são suas qualidades e defeitos e aprenda tirar o melhor de cada um deles, ou seja, saiba usar suas vantagens a seu favor e use suas dificuldades para ampliar seus conhecimentos. Fazendo isso, sua imagem profissional será bem-vista e não há quem questione sua produtividade no ambiente de trabalho.


Fonte: Universia Brasil.
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