Últimas

19.5.15

Alto Araguaia: campanha contra abuso e exploração sexual é realizada em escolas‏

Blog do Acessuas Trabalho
19/05/2015
 
Palestra na Escola Municipal José Inácio Fraga. (Foto: Assessoria).
Dezenas de crianças e adolescentes da Escola Municipal José Inácio Fraga, no Bairro Boiadeiro, participaram, na manhã e tarde desta terça-feira (19/05) de uma ação pelo Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes. O evento, realizado pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), conta com parceria da prefeitura de Alto Araguaia, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, Ministério Público Estadual (MPE) e Universidade Estadual de Mato Grosso (UNEMAT), campus local.

A programação desta terça-feira contou com uma palestra que abordou a importância de não se calar diante dos casos de exploração sexual contra crianças e adolescentes. Na ocasião também foi encenada uma peça teatral sobre os cuidados que devem ser tomados ao usar as redes sociais. Com apresentações lúdicas, as peças teatrais apresentadas no período da manhã e da tarde prenderam a atenção das crianças. A ideia é levar conscientização para dentro das escolas. É nestas unidades de ensino que se concentram grande parte das crianças e adolescentes do município. Somente a rede municipal, são cerca de 1,4 mil matriculados.

Com o tema “Faça bonito. Proteja nossas crianças e adolescentes”, a coordenadora do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Jucimar Cruz Silva, disse que o objetivo da campanha é de levar a conscientização às crianças e adolescentes e onde as vítimas podem procurar ajuda. “Em Alto Araguaia já temos registro de casos. Para reforçar nosso trabalho de proteção as vítimas, durante toda esta semana estaremos esclarecendo dúvidas e conscientizando os menores através das palestras e peças teatrais nas escolas”, disse a coordenadora.

A data foi escolhida em referência a um crime ocorrido em Vitória (ES). Em 18 de maio de 1973, a jovem Araceli Crespo, de 8 anos, foi raptada, drogada, estuprada, morta e carbonizada por jovens da classe média alta daquela cidade. Apesar de hediondo, o crime prescreveu impune.

Os estudantes aprovaram a iniciativa. Para a adolescente Emilly Aparecida Oliveira Santos, de 14 anos, as informações levadas através das palestras e das peças teatrais foram esclarecedoras. “Gostei muito da palestra e do teatro porque trouxeram para mim e para meus colegas a ideia de que não podemos ficar calados se formos vitimas. É bom saber também que não estamos sozinhos. De agora em diante todo mundo aqui na escola vai lembrar do disque 100”, declarou ela.

A estudante universitária Cláudia Santos organiza e atua nas peças teatrais exibidas nas escolas. Ela ressalta que o objetivo com o trabalho é levar informação às crianças e adolescentes. “A campanha é necessária e importante para o município, pois existe a necessidade de conscientizar as crianças e adolescentes, não só em Alto Araguaia, mas em todo país”, disse ela, que cursa comunicação social/habilitação em jornalismo pela Universidade do Estado de Mato Grosso, campus de Alto Araguaia.

AÇÕES DURANTE TODA SEMANA

A campanha “Faça bonito. Proteja nossas crianças e adolescentes” terá continuidade nesta quarta-feira (20) com teatro de fantoches às 08h e também às 13h30min na Escola Municipal Maria Júlia de Almeida. Na quinta-feira (21) será a vez de apresentações às 08h30min e às 14h com teatro para adolescentes no anfiteatro da Unemat. Para encerrar a semana Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, na sexta-feira (22/05) haverá teatro de fantoches na Escola Municipal Adalcy da Conceição Rodrigues, às 08h e as 13h30min.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura.
Texto: Marise Carvalho e Marcos Cardial.
« Anterior
Próxima »

Nenhum comentário

Postar um comentário

Seja bem vindo ao blog do Acessuas Trabalho.