Publicado por
Unknown
Muitas
pessoas pensam nas redes sociais apenas como uma ferramenta para descontração,
o que não está errado, desde que tomados os devidos cuidados, contudo, uma boa
parcela mais antenada já percebeu que o uso adequado dessas ferramentas de
comunicação pode potencializar as carreiras, promovendo o crescimento
profissional e o network.
Mas,
como saber esse limite? Simples, basta levar em conta que nesse novo mundo
online que muitos estão descobrindo são necessários muitos cuidados similares
aos que tomamos em nosso dia a dia, nos passeios, no trabalho ou em casa. O
recomendável para se valorizar é dar foco adequado ao que é positivo e evitar
exposições desnecessárias.
Para
isso preparei algumas dicas para quem quer crescer profissionalmente utilizando
as redes sociais, seja ela mais profissional, como o LinkedIn, ou mesmo o
Facebook:
1. Amplie seus
contatos qualificadamente – é interessante ter um amplo grupo de amigos,
assim busque amizade online com pessoas que tenha contato e ache interessante
profissionalmente. Contudo, se preocupe mais com a qualidade do que com a
quantidade, não precisa ir convidando todo mundo que conhece ou que é ‘amigo do
amigo’ para ser seu amigo, isso pode não soar bem.
2. Valorize suas
conquistas profissionais – mostre ações que realizou que tiveram sucesso,
resultados de projetos que foram interessantes ou titulações alcançadas,
contudo, evite se autopromover demasiadamente, pois isso pode soar arrogante. E
busque, com permissão prévia, marcar as pessoas que estavam envolvidas nos trabalhos,
de forma elegante, pois isso aumenta sua visibilidade.
3. Publique com
inteligência
– cada vez mais se multiplicam publicações vazias, assim busque se diferenciar
com publicações pertinentes. Evite postes irrelevantes que possam atrapalhar
sua imagem. Busque levantar assuntos relacionados ao seu campo de atuação.
4. Evite debates
inúteis
– nas redes sociais existem momentos tensos, de debates políticos, religiosos e
outros similares, contudo, por mais que possa ‘coçar’, evite entrar nesse tipo
de conversa. Repare que geralmente essas não levam a lugar nenhum e não
terminam bem. Sem contar que você não sabe qual o posicionamento de seus
parceiros de negócios
5. Cuidado com
as características das redes – Não é por que o Linkedin tem um lado
mais profissional e o Facebook é mais aberta que deverá tratar a segunda com
maior desleixo, saiba que parceiros e recrutadores também entrarão nessa rede.
Assim, é importante que a pessoa tome cuidado em não colocar coisas
irrelevantes em cada um deles.
6. Pense antes
de curtir uma publicação ou página – Antes de curtir e compartilhar um
texto, leia atentamente para ver se não nada nas entrelinhas. E se for curtir
uma página ou participar de uma comunidade, pesquise antes, evite as que
incitem o ódio ou o preconceito.
7. Antes de
escrever algo, pense
– Analise os pontos positivos e negativos de uma postagem. Sei que parece
chato, e tira um pouco a graça dessas redes, mas essa é a única forma de
garantir que o postado nas redes sociais não interferirá no lado profissional.
As pessoas hoje têm acesso ao que você faz 24 horas. Por isso, preserve sua
imagem.
8. Evite
situações não profissionais – multiplicam-se as fotos de baladas, roupas de
banho e bebedeiras nas redes, mas será que é interessante? Não cabe a ninguém
julgar o estilo de vida das pessoas, mas se expor de forma inadequada trará
consequências negativas para imagem de um profissional. Todos estão expostos a
avaliações, por isso pode ter certeza que isso contará na hora que olharem, e
não adianta bloquear o acesso das pessoas as suas fotos nas redes sociais e
achar com isso que está segura, ledo engano, pois outras pessoas poderão
compartilhar a mesma foto, e assim de nada adiantou essa preocupação.
Fonte: Canal
IExecutivo Jr.
Texto: Celso
Bazzola, consultor em Recursos Humanos e diretor executivo da BAZZ Estratégia e
Operação de RH.
Data:
25/07/2015.
Nenhum comentário
Postar um comentário
Seja bem vindo ao blog do Acessuas Trabalho.