Últimas

23.7.15

Implantação do curso de Direito em Alto Araguaia agora só depende da Unemat

Após anos de expectativa, o sonho de um curso de Direito em Alto Araguaia parece mais perto. Só falta uma etapa para que o desejo se torne realidade. Na segunda-feira (20), a Câmara de Vereadores aprovou o projeto de lei que autoriza a Prefeitura repassar um pouco mais de R$ 1,8 milhões para a Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), por meio de convênio. O valor vai ser destinado ao campus local da Unemat e visa à implantação e a manutenção de duas turmas especiais de Direito (uma de manhã de 50 alunos e outra a noite de mais 50) e uma turma especial de Pedagogia (50 vagas para o período noturno).

(Foto: Unemat/Divulgação).
Agora, para que o projeto saia efetivamente do papel, basta que o Conselho Universitário da Unemat (Consuni) aprove a criação das turmas especiais em Alto Araguaia. O órgão é formado por representantes de professores, técnicos e alunos de todos os campi da instituição.

TRAJETÓRIA DO PROJETO

O projeto nasceu na Diretoria Político-Pedagógica e Financeira do campus da Unemat no município, segundo explica a professora Gislaine Aparecida de Carvalho, atual diretora do departamento. Posteriormente, a ideia foi apresentada ao prefeito Maia Neto (PR), que se dispôs a firmar um convênio com a universidade e repassar os valores necessários para a conquista dos cursos.

Após as conversas com o prefeito, o projeto foi encaminhado e votado pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da Unemat (Conepe), que aprovou os projetos científicos, políticos e pedagógicos de cada um dos cursos. É o momento no qual se discute como pedagogicamente os cursos serão implantados, ou seja, delibera-se sobre a parte de ensino propriamente dita (projeto de plano de ensino, de matriz curricular, etc.).

Na reunião da Câmara de Vereadores da última segunda-feira, os vereadores aprovaram a celebração do convênio que autoriza o repasse, atendendo as formalidades exigidas pela lei. Assim, a implantação dos cursos só depende agora da aprovação do Consuni, que decide sobre os assuntos de gestão orçamentária, financeira, patrimonial e administrativa. Vale dizer que o Consuni vai votar se os recursos serão suficientes ou não para a realização dos dois cursos e se a proposta de gestão contida no projeto é adequada.

“Os cursos visam atender o desejo e o anseio da comunidade. Vai atender uma demanda local antiga. O município, por exemplo, sofre com a falta de professores formados em Pedagogia”, enalteceu Gislaine.

A vereadora Nelcy Pio Peron (PT) votou a favor do projeto, mas ressalta que o compromisso primordial do município, do ponto de vista constitucional, é com a educação básica. “Meu voto foi favorável, mesmo sabendo que a responsabilidade do município é com a educação infantil e ensino fundamental, mas esperando e acreditando que a Prefeitura vai investir em dobro em nossas escolas municipais, para conseguirmos atender as metas de ensino com qualidade”, explica.

Como o Consuni não se posicionou sobre o projeto, as datas do vestibular ainda não puderam ser definidas. No entanto, a professora Gislaine acredita que após a aprovação, a seleção dos estudantes deverá acontecer o mais perto do final do ano, para permitir que os moradores de Alto Araguaia tenham tempo para se preparar.

“Se tudo acontecer como o previsto, os cursos vão ser oferecidos no primeiro semestre de 2016”, adiantou Gislaine.

ENQUETE DO NOSSO BLOG

O curso de Direito é a melhor opção para Alto Araguaia-MT, de acordo com a maioria dos internautas que participaram de uma enquete promovida pelo nosso Blog. Do dia 14 de fevereiro ao dia 16 de março desse ano, 251 pessoas responderam à pergunta: “Qual curso a Unemat deveria trazer para Alto Araguaia?”. Foram dadas quatro opções de escolha: Agronomia, Direito, Engenharia Elétrica ou nenhum dos três.

Os participantes votaram na própria página do Blog e nas redes sociais, sendo que 96 deles (38%) escolheram Direito. O curso de Agronomia conquistou a preferência de 87 internautas (35%) e Engenharia Elétrica de outros 61 (24%). Já a opção “nenhum dos três” somou apenas sete votos (3%).

Fonte: Trabalho em Pauta
Texto: Ademilson Lopes
Data: 23/07/2015
« Anterior
Próxima »

Nenhum comentário

Postar um comentário

Seja bem vindo ao blog do Acessuas Trabalho.