7.10.15

Por que só mulheres farão parte do conselho tutelar em Alto Araguaia e Santa Rita? Entenda

Quando o assunto é conselho tutelar, as mulheres dominam o cenário nacional. O mesmo ocorre em Alto Araguaia e Santa Rita. Em 2016, todos os conselheiros tutelares em ambos os municípios serão do sexo feminino. Nenhum homem figura entre os eleitos na votação de domingo (04). Nesta matéria, o Trabalho em Pauta busca respostas para descobrir porque as mulheres são a grande maioria nesse órgão de apoio a criança e ao adolescente.   
(Imagem ilustrativa).

Pela primeira vez na história, as eleições para o conselho tutelar aconteceram no mesmo dia em todas as cidades brasileiras, justamente nesse domingo (04). Alto Araguaia elegeu cinco mulheres para ocuparem as cinco vagas de conselheiros tutelares titulares. E apenas dois homens se candidataram, ambos vencidos na votação.

Em Santa Rita, nenhum homem sequer lançou candidatura e todas as 12 pretendentes ao cargo eram mulheres. A nível nacional, a realidade é a mesma, pois um levantamento feito pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República mostra que nessas eleições 71,5% dos candidatos a conselheiro tutelar eram do sexo feminino.

Para o candidato derrotado em Alto Araguaia, Ivailton Rezende, 22 anos, o fato das mulheres serem mães, faz com que elas se interessem mais pela função de conselheiras tutelares. “Na minha opinião, acho que as mulheres tem mais experiência com crianças, pois a maioria (das candidatas) são casadas e já tem até filhos”, explica.

A assistente social e presidente do Conselho Municipal de Assistência Social de Alto Araguaia (CMAS), Tatiane Neres Rodrigues Buonome, 30 anos, tem uma opinião próxima do que pensa Ivailton. “Acredito que o que influencia é a questão maternal da mulher, de querer cuidar do outro. As mulheres são mais preocupadas e envolvidas com questões sociais, não que os homens não se envolvam. Há uma questão de cuidado, de a mulher preocupar-se com crianças, mesmo que não sejam seus filhos”, opina Tatiane.

A candidata eleita, Claudia Parula, 32 anos, acredita que o instinto materno fala mais alto, o que faz com que as mulheres sejam maioria na hora de lançar uma candidatura ao conselho tutelar.

PERCENTUAL PEQUENO DE COMPARECIMENTO ÀS URNAS

Nas eleições do Conselho Tutelar de 2015, qualquer cidadão com título eleitoral teve o direito de exercer o voto. Eleitores de Santa Rita votaram no município goiano e os de Alto Araguaia no lado mato-grossense. Porém, o número de votantes nas duas cidades juntas não alcançou 4 mil pessoas, o que representa uma quantidade expressiva de ausências.

Para se ter ideia, nas eleições de 2012, Alto Araguaia contava com 12.071 eleitores, segundo o Tribunal Regional Eleitoral do Mato Grosso (TRE/MT). Desse total, 2.492 pessoas compareceram na eleição do conselho tutelar de domingo, o que representa um percentual de 20,64% de participação.

Em Santa Rita, foram registrados 1.409 votos válidos, de um total de 4.210 eleitores aptos - de acordo com dados de março de 2013, do TRE/GO. Com isso, o percentual de comparecimento na eleição do conselho tutelar alcançou 33,46%.

Confira os eleitos em Alto Araguaia:

1º Claudia Parula - 299 votos
2º Luciney Alves - 291 votos
3º Ivoneide Garcia - 278 votos
4º Roseli Moraes - 283 votos
5º Soraia Cristina - 255 votos

Suplentes em Alto Araguaia:

6° Katsyene Carvalho Carrijo – 235 votos
7° Lindinalva David – 250 votos
8° Ivailton Rezende – 150 votos
9° Paula Fernanda – 140 votos
10° Lorena Guimarães – 92 votos

Demais Candidatos (Não Eleitos) em Alto Araguaia:

11° Marcia Aparecida – 83 votos
12° José Carlos Monteiro – 69 votos
13° Valquiria Gonçalves – 44 votos

Confira os eleitos em Santa Rita do Araguaia:

1º Maria Inês – 195 votos
2º Maria da Gloria – 190 votos
3º Creidimar Mariano – 184 votos
4º Ana Rita – 164 votos
5º Marta Helena – 149 votos

Suplentes em Santa Rita do Araguaia:

6° Josiane de Oliveira– 117 votos
7° Lucy Menezes da Silva – 89 votos
8° Pábola Araújo – 89 votos
9° Valéria dos Santos – 75 votos
10° Debora – 68 votos

Demais Candidatos (Não Eleitos) em Santa Rita do Araguaia:

11° Maryneia Gomes – 47 votos
12° Luanna Morais – 42 votos

Fonte: Trabalho em Pauta, com informações do site Sergio Lopes News.
Texto: Ademilson Lopes.
Data: 06/10/2015.
« Anterior
Próxima »

Nenhum comentário

Postar um comentário

Seja bem vindo ao blog do Acessuas Trabalho.