Publicado por
Unknown
Acessuas Trabalho
23/02/2015
Um estudo inédito da
Serasa Experian revela que o Brasil possui 5.693.694 mulheres empreendedoras, o
que representa 8% da população feminina do país. Isso significa que 43% dos
donos de negócios do país são do sexo feminino, e 57% são homens. O estudo
aponta, também, que a idade média das empreendedoras é de 44 anos.
43% dos donos de negócios do país são do sexo feminino. (Foto: Divulgação). |
Do total das empresas
ativas no Brasil, 30% tem mulheres como sócias. Segundo a solução Mosaic
Brasil, que mostra os 11 grupos dominantes da população brasileira, 59% das
mulheres empreendedoras estão no grupo “Donos de Negócios”, que engloba
pequenos e médios empresários, e 11% delas estão no grupo “Elites Brasileiras”,
que representa adultos acima de 30 anos, com alta escolaridade e que desfrutam
de alto padrão de vida.
Do total de
empreendedoras do Brasil, 73% são sócias de micro ou pequenas empresas. O
percentual sobe para 98,5% quando contabilizamos, também, as empresas do tipo
Micro Empreendedor Individual (MEI). Mais de 1,3 milhão de mulheres brasileiras
são sócias de MEI. Por outro lado, apenas 0,2% das mulheres empreendedoras do
Brasil são sócias de grandes empresas, sendo que mais da metade delas pertence
ao grupo Elites Brasileiras.
Porte das empresas que têm mulheres
como sócias no Brasil:
Porte Percentual
Pequeno 37,1%
Micro 35,8%
MEI 25,2%
Médio 1,7%
Grande 0,2%
Total 100,0%
Região
A maior concentração de
sócias brasileiras encontra-se na região Sudeste, com 52,06% do total. Em
segundo lugar aparece a região Sul, com 19%. As nordestinas sócias de empresas
são 16,53%.
Curiosidades
O estudo apontou ainda
que os nomes mais recorrentes entre essas empreendedoras são Maria, Ana e Márcia.
Veja as listas completas
nas tabelas abaixo:
Posição no ranking por nome
1 Maria
2 Ana
3 Marcia
4 Adriana
5 Sandra
6 Patricia
7 Claudia
8 Luciana
9 Juliana
10 Sonia
O novo Mosaic Brasil é um
modelo de segmentação do mercado consumidor brasileiro da Serasa Experian,
baseado em dados socioeconômicos, demográficos, geográficos, comportamentais,
de consumo e estilo de vida. Ele é parte de uma solução de segmentação Mosaic,
que segmenta o mercado consumidor de 29 países.
Fonte: Canal IExecutivo.
Nenhum comentário
Postar um comentário
Seja bem vindo ao blog do Acessuas Trabalho.