Últimas

23.2.15

Brasil tem mais de 5 milhões de mulheres empreendedoras

Acessuas Trabalho
23/02/2015

Um estudo inédito da Serasa Experian revela que o Brasil possui 5.693.694 mulheres empreendedoras, o que representa 8% da população feminina do país. Isso significa que 43% dos donos de negócios do país são do sexo feminino, e 57% são homens. O estudo aponta, também, que a idade média das empreendedoras é de 44 anos.

43% dos donos de negócios do país são do sexo
feminino. (Foto: Divulgação).
Do total das empresas ativas no Brasil, 30% tem mulheres como sócias. Segundo a solução Mosaic Brasil, que mostra os 11 grupos dominantes da população brasileira, 59% das mulheres empreendedoras estão no grupo “Donos de Negócios”, que engloba pequenos e médios empresários, e 11% delas estão no grupo “Elites Brasileiras”, que representa adultos acima de 30 anos, com alta escolaridade e que desfrutam de alto padrão de vida.

Do total de empreendedoras do Brasil, 73% são sócias de micro ou pequenas empresas. O percentual sobe para 98,5% quando contabilizamos, também, as empresas do tipo Micro Empreendedor Individual (MEI). Mais de 1,3 milhão de mulheres brasileiras são sócias de MEI. Por outro lado, apenas 0,2% das mulheres empreendedoras do Brasil são sócias de grandes empresas, sendo que mais da metade delas pertence ao grupo Elites Brasileiras.

Porte das empresas que têm mulheres como sócias no Brasil:

Porte Percentual

Pequeno 37,1%
Micro 35,8%
MEI 25,2%
Médio 1,7%
Grande 0,2%
Total 100,0%

Região

A maior concentração de sócias brasileiras encontra-se na região Sudeste, com 52,06% do total. Em segundo lugar aparece a região Sul, com 19%. As nordestinas sócias de empresas são 16,53%.

Curiosidades

O estudo apontou ainda que os nomes mais recorrentes entre essas empreendedoras são Maria, Ana e Márcia.

Veja as listas completas nas tabelas abaixo:

Posição no ranking por nome

1 Maria
2 Ana
3 Marcia
4 Adriana
5 Sandra
6 Patricia
7 Claudia
8 Luciana
9 Juliana
10 Sonia

O novo Mosaic Brasil é um modelo de segmentação do mercado consumidor brasileiro da Serasa Experian, baseado em dados socioeconômicos, demográficos, geográficos, comportamentais, de consumo e estilo de vida. Ele é parte de uma solução de segmentação Mosaic, que segmenta o mercado consumidor de 29 países.


Fonte: Canal IExecutivo.
« Anterior
Próxima »

Nenhum comentário

Postar um comentário

Seja bem vindo ao blog do Acessuas Trabalho.