Últimas

25.5.15

Alto Araguaia: reabertas as inscrições para o curso de cuidador do idoso

Blog do Acessuas Trabalho
25/05/2015
 
O Programa Senac de Gratuidade foi implantando em Alto Araguaia no ano passado, por meio de parceria das Secretarias de Desenvolvimento e Assistência Social e de Administração com o próprio Senac.
(Foto: Assessoria).
Blog do Acessuas Trabalho
25/05/2015

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social de Alto Araguaia reabriu nesta segunda-feira (25) as inscrições para o curso de cuidador do idoso, oferecido gratuitamente em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). Para participar, o interessado precisa ser maior de 18 anos e ter concluído o ensino fundamental.

São 30 oportunidades no total, mas em torno de 20 pessoas já se matricularam no curso, restando somente dez vagas. As inscrições acontecem na própria Secretaria, das 13h às 18h, de segunda à sexta-feira. O órgão fica na Rua Antonio Aires Fávero, no centro.

No ato da inscrição, o interessado deve levar o RG, o CPF, um comprovante de endereço e um comprovante de escolaridade (pode ser o certificado, o histórico escolar, ou declaração emitida pela escola onde estuda ou estudou).

Quem se inscreveu no ano passado e espera pelo início do curso, precisa ficar atento, pois assim que todas as vagas forem preenchidas, as aulas já começam - o que deve ocorrer, provavelmente, em junho.  

A capacitação será realizada na Escola Municipal Adalcy da Conceição Rodrigues, no Bairro Gabiroba, das 19h às 22h, de segunda à sexta-feira. A carga horária é de 240 horas/aula e o curso terá duração de cerca de três meses.

Além de não pagar nada pela qualificação, o aluno também receberá as apostilas de forma gratuita.

A meta da formação profissionalizante é fazer com que o aluno saiba auxiliar o idoso nas atividades de vida diária, como alimentação, higiene corporal e oral, e vestimenta. Tudo isso para prestar um atendimento humanizado aos indivíduos da terceira idade.

O curso de cuidador do idoso faz parte do Programa Senac de Gratuidade, que foi implantando em Alto Araguaia no ano passado, por meio de parceria da Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social de Alto Araguaia e o Senac. O programa já qualificou 12 pessoas este ano no curso de cuidador infantil e pretende formar outras 30 no curso de atendimento ao público – que ainda não possui data definida para começar.

MERCADO DE TRABALHO DOS CUIDADORES DE IDOSOS

A projeção do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) é de que em 2050 a população de idosos (acima dos 60 anos) será de 63 milhões de pessoas. Em 1980 eram 10 idosos para cada 100 jovens, e em 2050 serão 172 idosos para cada 100 jovens, porque a esperança de vida ao nascer saiu de 43,3 anos, na década de 1950, para 72,5 anos em 2007, segundo o IBGE.

Em Alto Araguaia, o número de idosos (segundo o Censo do IBGE de 2010) era de 1.582, equivalente a 10,11% da população do município naquele levantamento (para um total de 15.644 habitantes).

Além disso, segundo o Ministério da Saúde, existem hoje aproximadamente 3,8 milhões de idosos com algum grau de dependência no país. Por isso, o mercado de trabalho para os chamados cuidadores de idosos já tem bastante demanda e a tendência é aumentar cada vez mais.

Fonte: Blog do Acessuas Trabalho.
Texto: Ademilson Lopes.
« Anterior
Próxima »

Nenhum comentário

Postar um comentário

Seja bem vindo ao blog do Acessuas Trabalho.