Últimas

25.5.15

Definição do Orçamento abre caminho para 15.249 vagas em concursos federais

Blog do Acessuas Trabalho
25/05/2015

Ao menos 20 órgãos aguardam autorização do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) para abrir concursos com oportunidades para profissionais de níveis médio e superior.

Com a divulgação na última sexta-feira, dia 22, dos cortes no orçamento de 2015, a expectativa é que os processos seletivos desses órgãos, que juntos devem oferecer 15.249 vagas, comecem a ser liberados em breve.

Órgãos e oportunidades

Do total de chances a serem oferecidas, o maior número de vagas (4.534) deve ser autorizado para os ministérios das Comunicações – MiniCom (187); da Fazenda – MF (3.500); e do Trabalho e Emprego – MTE (847). O Ministério das Relações Exteriores (MRE) também aguarda o aval do Planejamento, porém, o órgão não informou a quantidade de postos solicitados.

Em seguida, vem o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), que sozinho pleiteia 4.730 vagas para resolver os problemas que tem enfrentado com relação ao déficit de profissionais.

Outros institutos federais também solicitaram a abertura de concursos ao Ministério do Planejamento. Entre eles, destacam-se o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE (660); o Instituto Brasileiro de Museus – Ibram (230); o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – Iphan (415); e o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – Ipea, que ainda não divulgou a quantidade de servidores que pretende contratar.

Há também o grupo das agências reguladoras, que juntas esperam abrir 1.458 oportunidades. A expectativa é de que serão 32 ofertas para a Agência Nacional de Águas (ANA); 534 para a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac); 102 para a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS); 670 para a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT); e 120 para a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Além de todos estes órgãos, outros que solicitaram mais 3.222 vagas ao MPOG são: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq (299); Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN (495); Controladoria Geral da União – CGU (697); Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes – DNIT (1.131); Fundação Oswaldo Cruz – Fiocruz (600); e Receita Federal do Brasil – RFB, que não divulgou o número de vagas pleiteadas.

Fonte: Jornal dos Concursos.
Texto: Yahell Luci Lima.
« Anterior
Próxima »

Nenhum comentário

Postar um comentário

Seja bem vindo ao blog do Acessuas Trabalho.