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18.8.15

Alto Araguaia: após denúncia, Prefeitura diz que vai regularizar emissão de carteiras de trabalho

Como resultado da denúncia do Trabalho em Pauta, a Prefeitura de Alto Araguaia informou que a emissão de carteiras de trabalho e previdência social (CTPS) será retomada pelo Sistema Nacional de Emprego (Sine) do município, após quatro meses de suspensão do serviço. Em matéria publicada no dia 10 de agosto, o nosso site retratou o descaso com os moradores da cidade na ausência de confecção do documento. Leia mais sobre a denúncia clicando aqui!

Desde o mês de abril, o Sine parou de emitir CTPS em Alto Araguaia. Com isso, os interessados têm que viajar para Mineiros-GO (a 95 km de Alto Araguaia) ou Costa Rica-MS (a 140 km) com o dinheiro do próprio bolso, para emitir a primeira ou uma segunda via da carteira de trabalho e esperar pelo menos 30 dias até o novo documento ficar pronto.

Por meio da assessoria de imprensa, a Prefeitura informou no sábado (15) que a expectativa é que até no final dessa semana “o Sine disponibilize o atendimento aos trabalhadores acerca da coleta de dados para emissão do novo documento”, agora em formato digital.

Conforme denunciamos anteriormente, para que o sistema de emissão de carteiras de trabalho em padrão digital fosse implantado no município, faltava – entre outras coisas - a assinatura do prefeito Maia Neto (PR) no projeto de cooperação técnica entre a Prefeitura, a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego de Mato Grosso e a Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas).    

Embora a nota da assessoria de imprensa rebata as informações do Trabalho em Pauta, argumentado que a Prefeitura “caminha a passos largos para se adequar ao novo sistema”, a realidade contraria o argumento. Desde outubro do ano passado, o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) lançou a carteira de trabalho digital e abriu prazo para os municípios adequarem os postos de atendimento ao trabalhador – no nosso caso, o Sine.  O prazo dado pelo MTE termina no final de 2015.

Cidades com projetos mais adiantados, como Costa Rica-MS, Mineiros-GO e Rondonópolis-MT já implantaram o novo sistema.

Outro detalhe: antes da publicação do Trabalho em Pauta, não havia sequer previsão de quando o Sine voltaria a emitir carteiras de trabalho em Alto Araguaia, conforme a própria coordenação do órgão informou naquele momento. Uma semana depois, a assessoria da Prefeitura divulga nota anunciando prazo de uma semana para regularização do serviço. No mínimo, muita coincidência!

Além disso, a nota diz que “os funcionários (no plural) do Sine local já passaram por capacitação”, quando na verdade apenas o coordenador foi enviado para Cuiabá-MT (a 418 km de Alto Araguaia) e recebeu treinamento acerca da emissão de CTPS digital.

Assim como ocorre em outras cidades, mesmo após a implantação do padrão informatizado (digital), os trabalhadores que procurarem o Sine de Alto Araguaia vão ter que aguardar em torno de 45 a 60 dias até o documento ficar pronto.  

Sentimos que o nosso dever de apoiar a população na reinvindicação de direitos caminha para a efetivação. Basta a Prefeitura cumprir o que prometeu. Permanecemos atentos para as devidas cobranças. Esse é um dos nossos papéis.
(Foto: Divulgação/Site Macaubense Life).

SUBSTITUIÇÃO DAS CARTEIRAS DE TRABALHO MANUAIS PELAS DIGITAIS

O MTE lançou a Carteira de Trabalho Digital, em outubro do ano passado. Isso significa que a emissão de carteiras de trabalho tradicionais - as antigas, cujo campo de identificação do trabalhador ainda é preenchido à mão, e que acabaram no Sine de Alto Araguaia - vai se tornar coisa do passado. A expectativa é que até o final de 2015 todos os postos do MTE (o que inclui as unidades do Sine) já emitam o documento em padrão digital.

Em Alto Araguaia acabaram as carteiras de trabalho em branco (preenchíveis) do Sine, as antigas, que podemos chamar de manuais. Antes, quando isso acontecia, bastava que a coordenação do órgão solicitasse novas CTPS para a Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas) e em pouco tempo o Sine era reabastecido. Ocorre que a Setas parou de forneces as carteiras manuais e dentro de quatro meses, Alto Araguaia não implantou o sistema digital. Com isso, quem sofreu prejuízo foi justamente o trabalhador.

Quem já tem carteira de trabalho não precisa se deslocar até as agências do MTE para emitir uma nova carteira digital. A antiga permanece válida. Somente no caso de uma segunda via ou da emissão da primeira via é que ocorre a impressão e validação pelo novo sistema.

Na nova carteira de trabalho emitida por meio informatizado, é valorizada a segurança contra fraudes. O documento possui capa azul em material sintético mais resistente de que o usado no modelo anterior e é confeccionado em papel de segurança e traz plástico auto-adesivo inviolável que protege as informações relacionadas à identificação profissional e à qualificação civil do indivíduo, que costumam ser as mais falsificadas.

Fonte: Trabalho em Pauta.
Texto: Ademilson Lopes.
Data: 18/08/2015.
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