Últimas

28.9.15

Prefeituras goianas fecham as portas em ato de insatisfação; entre elas, Santa Rita do Araguaia

O agravamento da situação financeira porque passam os municípios, gerando com isso a redução do poder de gestão e a queda na qualidade dos serviços públicos prestados pelas prefeituras, levou os prefeitos de Goiás a um clima de grande insatisfação. Como forma de chamar a atenção das autoridades responsáveis, de alertar e conscientizar a população para a gravidade do problema e, ainda, esclarecer sobre os verdadeiros responsáveis pela situação, os municípios goianos promovem nos próximos dias 29 ,30 e 1º de outubro uma grande mobilização com várias atividades. Entre eles, Santa Rita do Araguaia (clique aqui e leia o Decreto baixado pela Prefeitura de Santa Rita).
(Foto: Divulgação).

A Associação Goiana de Municípios (AGM) está convocando e conclamando todos os prefeitos, vereadores, lideranças políticas, segmentos organizados e, principalmente a população, para que participem ativamente das atividades. As prefeituras deverão fechar as suas portas nesses dias, mantendo apenas em funcionamento os serviços considerados essenciais, como forma de protestar pela atual situação e chamar a atenção da sociedade.

“Não dá mais para suportar. É Lutar para não entrar de Luto” desabafa o presidente da Associação Goiana de Municípios (AGM), Cleudes Baré Bernardes. Ele argumenta que nos últimos anos os recursos repassados aos municípios vêm diminuindo cada vez mais. Por outro lado, as responsabilidades e os gastos, vêm só aumentando. Com isso os gestores, a cada dia, tem os seus poderes de ação e de gestão reduzidos. “Quem sofre é a população que cobra do prefeito, o qual as vezes até é classificado como incompetente. Mas isso não é a verdade e não é justo. A população nem sempre tem conhecimento da realidade. Daí a necessidade de se esclarecer a todos o que está acontecendo e mais: buscar apoio da população para sairmos dessa triste situação”.

A principal causa é a concentração de recursos em poder do Governo Federal e agora agravada pela crise econômica por que passa o país, reduzindo a arrecadação.

Para o dia 30, no período da manhã, os prefeitos vão fazer uma manifestação em frente ao prédio da Assembleia Legislativa de Goiás, em Goiânia e espera contar com caravanas de todos os municípios, lideranças políticas e representantes de entidades. O objetivo é promover a união de forças para mudar a atual situação.

Fonte: Prefeitura de Santa Rita do Araguaia.
Texto: Assessoria de Comunicação da AGM.
Data: 28/09/2015.
« Anterior
Próxima »

Nenhum comentário

Postar um comentário

Seja bem vindo ao blog do Acessuas Trabalho.