Últimas

8.10.15

Você é de Alto Araguaia ou Santa Rita e está desempregado? Confira dicas para ganhar uma renda extra

Praticamente todos os dias alguém me procura, seja pelo Facebook, no Sistema Nacional de Emprego (Sine), no escritório ou mesmo na rua perguntando se eu sei de alguma vaga de trabalho. Como publico no Blog Trabalho em Pauta justamente sobre oportunidades de emprego, considero que isso seja natural. Porém, duas situações mexeram emocionalmente comigo essa semana.
(Foto ilustrativa).

Em uma delas a pessoa me disse que estava desesperada, com aluguel atrasado e a ponto de ser despejada da casa. Quando falou comigo na rua, a aflição era perceptível no seu semblante abatido, triste, tentando arrancar um pouco de esperança ao indagar: “Irmão, vê uma vaga de emprego pra mim, estou com aluguel vencido e não sei mais o que faço, preciso trabalhar”, foi o que me contou.

No outro caso, a esposa tem um negócio próprio, só que o marido saiu do emprego essa semana e sozinha ela não consegue cobrir os gastos da família, como água, luz, telefone, empréstimo bancário, supermercado, entre outras despesas. “Está sufocante, meu Deus”, desabafou, temendo não conseguir pagar as contas e garantir o sustento de três filhos.

Assim, como uma forma de contribuir para o bem coletivo, me proponho a apresentar algumas dicas para os internautas araguaienses e santaritenses, que vivem uma situação parecida e sofrem com o desemprego. Acompanhe na sequência.


Pode parecer estranhou ou inadequado, mas o primeiro conselho que eu dou para você conseguir um trabalho e renda é fé em Deus. Como cristão protestante, acredito que o Senhor tem domínio sobre todas as coisas, inclusive sobre a sua vida. Deixe seu ceticismo a parte e preste atenção nessa passagem bíblica.

“Lembrai-vos das coisas passadas da antiguidade: que eu sou Deus e não há outro, eu sou Deus, e não há outro semelhante a mim; que desde o princípio anuncio o que há de acontecer e desde a antiguidade, as coisas que ainda não sucederam; que digo: o meu conselho permanecerá de pé, farei toda a minha vontade.” Isaías 46.9-10.

Creio que Deus conhece as suas lutas e dificuldades, por isso Jesus disse: “Assim não andeis ansiosos, dizendo: Que havemos de comer? ou: Que havemos de beber? ou: Com que nos havemos de vestir? (Pois os gentios é que procuram todas estas coisas); porque vosso Pai celestial sabe que precisais de todas elas. Mas buscai primeiramente o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas”, conforme Mateus 6:31-33.

Por isso disse que é questão de fé. O texto de Mateus está ensinado primeiro a procurar Deus como prioridade, de modo que o restante será acrescentado. A pergunta é: Qual a sua prioridade, Deus ou as outras coisas? Coloque ele em primeiro lugar, por experiência própria posso te dizer que isso muda muita coisa em nossa vida.

Diariamente gastamos horas na internet ou mesmo no celular e mal conseguimos tirar um minutinho para Deus – e quando fazemos isso. Depois, corremos de um lado para o outro, desesperados, aflitos e procuramos respostas.  Então repito, ele é sua prioridade?

RENDA ALTERNATIVA

Com a crise, o mercado de trabalho sofreu fortes impactos. Um dos principais deles é a queda na geração de empregos. Com isso, fica mais difícil encontrar uma vaga.

Eu percebo que existe uma demanda alta, ou seja, muita gente procurando emprego, para poucas ofertas criadas em Alto Araguaia e Santa Rita.

Nessas horas, é inteligente investir em uma renda extra. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que em agosto, 19,8% da população ocupada se enquadrou como trabalhador por conta própria, o maior patamar desde dezembro de 2006, o equivalente a 4,5 milhões de pessoas. Um ano antes, essa participação era de 19% e , em agosto de 2013, de 17,9%, dados das seis principais regiões metropolitanas.

Vou citar alguns exemplos de negócios alternativos, que acredito que podem dar certo na nossa região. É preciso avaliar o que você sabe fazer e que pode lhe trazer ganhos.

EXEMPLOS DE NEGÓCIOS QUE PODEM DAR CERTO

É possível vender, por exemplo, salgados, trufas, bolos, doces, cachorro-quente, geladinhos, enfim. Negócios na área de alimentos costumam trazer bons resultados. Hoje mesmo, ao visitar uma lanchonete de um supermercado, a atendente me disse que duas mulheres  - donas do próprio negócio - fornecem os salgados vendidos naquele lugar.

Quem consegue formatar computadores, pode prestar serviços nessa área. Mulheres que sabem fazer unhas, também conseguem ganhar dinheiro enquanto manicures em casa ou atendendo a domicílio. Da mesma forma, passar e/ou lavar roupas de terceiros é uma alternativa.

Vejo muitas pessoas com talento em alguma coisa, mas em situação financeira ruim. Um exemplo, o cidadão toca violão de maneira genuína e está desempregado. Ora, tem muita gente querendo aprender a tocar o instrumento também. Então, é possível oferecer aulas e cobrar um valor por isso.

Serviços de jardinagem e limpeza a domicílio são outras boas opções também. Muitas pessoas pagam um serviço de corte de grama, poda de plantas, limpeza de quintal, retirada de entulhos, etc.

O artesanato é uma atividade rentável e prazerosa, portanto, se você tem dotes manuais e gosta de arte, invista nessa atividade. Você pode se dedicar aos bordados, pintura, escultura, biscuit, trabalho com reciclados, bijuteria, decoupagem, scrapbook, etc.

Agora, você é um cozinheiro ou cozinheira de mão cheia? Então comece a fazer marmitex para vender. A tendência é que esse tipo de negócio faça muito sucesso. Só tem um detalhe: por se tratar de uma empresa do ramo alimentício, é importante conseguir alvarás de funcionamento, bem como, respeitar as normas de higiene da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Existe uma série de possibilidades de bens de consumo que podem ser produzidos em casa: canecas, chinelos, pantufas, sapatilhas personalizadas, roupas, velas, sabonetes, fraldas, etc. Normalmente você tem que investir em máquinas específicas, mas a operação do maquinário é tão simples, que dispensa cursos.

Se você quer começar o negócio de forma mais segura e com baixo investimento, revenda produtos de marcas conceituadas. A pessoa pode revender perfumes, maquiagens, peças de enxoval, suplementos, presentes, vasilhas, entre outros.

Se você for muito bom em alguma disciplina, não hesite em colocar uma plaquinha na porta de casa divulgando aulas de reforço. O mesmo vale para quem é ótimo em redação ou em inglês. A procura por professores particulares nessas áreas sempre é muito grande.

Para quem é ligado à beleza, faça alguns cursos no ramo de estética, como maquiagem, penteado, depilação, massagem modeladora, manicure e afins. Se você tiver muito espaço disponível, monte um salão em casa. Caso não tenha tanto espaço assim, transforme um cômodo em estúdio de maquiagem e penteado.

USE AS REDES SOCIAIS AO SEU FAVOR

Todos os negócios acima podem ser anunciados nas redes sociais, permitindo que você conquiste clientes, sem gastar nada com publicidade. Mas procure ser profissional, respeite à gramática da língua portuguesa, publique fotos do seu negócio e mantenha uma página na rede atraente.

TEM QUE TER DISPOSIÇÃO

O que não dá para fazer é ficar esperando um emprego cair do céu! Vejo muitos candidatos a uma vaga de trabalho distribuindo currículos aos montes, esperando o dia que alguém vai ligar. O telefonema pode até acontecer, mas não há nenhuma garantia.

Tem gente desempregada que passa o dia todo na internet, em uma verdadeira ociosidade, enquanto poderia aproveitar o tempo parado para investir em um curso e melhorar o currículo.

Se você precisa de trabalho, tem que ter disposição. Use o tempo vago para investir em qualificação. Tem muito curso online bom, que amplia seus conhecimentos profissionais e podem ser feitos no conforto da sua casa.

Fonte: Trabalho em Pauta e Blog Finanças Forever.
Texto: Ademilson Lopes, com Blog Finanças Forever.
Data: 08/10/2015.
« Anterior
Próxima »

Nenhum comentário

Postar um comentário

Seja bem vindo ao blog do Acessuas Trabalho.