Últimas

27.8.15

Vento forte foi a causa de "apagão" elétrico em Alto Araguaia

A palavra blackout, do inglês, aparece comumente nos filmes americanos... Aqui no Brasil, corresponde ao popular apagão elétrico! Foi justamente isso o que aconteceu em Alto Araguaia no final da tarde desta quarta-feira (26). Os moradores permaneceram por quase duas horas sem energia elétrica. A luz acabou por volta das 17h15 e só voltou às 19h07. No começo da noite, a única iluminação visível provinha de faróis de carros e motos, velas nas casas, aparelhos celulares e de alguns poucos comércios que possuem geradores de eletricidade.
(Foto: Divulgação/Diário da Manhã).
O vento forte foi à causa do transtorno. Segundo a empresa responsável pelo serviço, a Energisa, o vendaval, que antecedeu a chuva de ontem, provocou a queda de um poste de eletricidade, perto do Posto Fiscal (na região chamada de Areia Branca).

Com o incidente, um fio da rede elétrica se rompeu e precisou ser emendado. Para garantir a segurança dos técnicos, todo o fornecimento de energia em Alto Araguaia foi interrompido, até o término dos reparos.

Além disso, o abastecimento de água também acabou prejudicado em vários bairros do município. De acordo com a Divisão de Água e Esgoto (Divaes) de Alto Araguaia, isso aconteceu porque a bomba que leva água até as residências é movida pela eletricidade. Sem energia, o equipamento parou de funcionar.

E que falta de sorte para os feirantes de Alto Araguaia! Na primeira quarta que eles resolveram abrir à feira, já começaram sem luz, pois a abertura foi agendada para às 17h.

A rotina dos moradores, de forma geral, mudou. O telejornal, a novela, a caminhada, a internet, o banho, as compras, enfim, os programas de final de tarde precisaram aguardar um pouco mais. Muitos comerciantes também fecharam mais cedo. É nessas horas que a gente percebe o quanto somos dependentes da eletricidade.

Em breve mais informações sobre o apagão em Santa Rita, que durou mais tempo ainda!

Fonte: Trabalho em Pauta.
Texto: Ademilson Lopes.
Data: 27/08/3015.
« Anterior
Próxima »

Nenhum comentário

Postar um comentário

Seja bem vindo ao blog do Acessuas Trabalho.