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As cobranças
diárias em razão da alta demanda, aliadas ao estresse enfrentado no percurso
caótico de casa ao trabalho, são apontados como os principais fatores que
afetam as mais diversas atuações. "Temos percebido uma preocupação cada
vez mais recorrente em relação à questão da mobilidade, um dos requisitos
levados em consideração numa recolocação”, explica o CEO da Emprego Ligado,
Jacob Rosenbloom. Além disso, outro desafio é saber lidar diariamente com os
diferentes tipos de personalidades no ambiente de trabalho.
(Foto ilustrativa). |
Muitos
profissionais são obrigados a conviver com pessoas que insistem em ser
irritantes, contribuindo para que haja uma piora no clima corporativo, causando
ansiedade e angústia naqueles que prezam pela harmonia durante as longas horas
de jornadas. Aprender a se adaptar às manias e hábitos de cada um pode se
tornar uma prova e tanto. O melhor a se fazer é respirar fundo e, se possível,
dar aquele toque na pessoa. Listamos os tipos mais comuns de colegas que você
já deve ter esbarrado por aí:
1. O performista
Um
verdadeiro showman, capaz de acreditar que está a todo o momento em uma
apresentação ao vivo, em cima do palco. Canta e fala alto e ainda ensaia a
coreografia na frente do computador. Conhece alguém parecido?
2. O esquimó
Muito
comum durante todas as estações do ano, a síndrome do escritório congelante
acontece quando uma determinada pessoa do escritório tem mais calor do que todo
o resto da equipe. Sem perguntar a opinião dos outros, simplesmente resolve
colocar o ar condicionado compatível com a temperatura do Polo Norte.
3. O ladrão de comida
Um perfil
bastante gatuno, podemos assim dizer. Sabe aquele iogurte que você levou para
tomar no café da tarde? Ou aquela bolacha recheada que você comia na sua
infância e que de repente bateu aquela vontade? Já era! Esse é um problema
realmente sério. Se a pessoa não respeita nem a geladeira da empresa, que dirá
o ambiente de trabalho como um todo.
4. A simbiose entre alto-falante
e ser humano
Você já
deve ter se deparado com aquele tipo de pessoa que não se levanta por nada, mas
fica gritando com o colega do outro lado de escritório. Barulho e movimentos
repetitivos podem atrapalhar o desempenho e a concentração dos outros
funcionários. Uma dica: se for possível, use a diplomacia e converse com a
pessoa.
5. O fofoqueiro
Esse é
clássico, todo escritório tem e sempre terá um fofoqueiro. Divulgar assuntos
sigilosos ou espalhar algo pessoal para a equipe causa um clima ruim e um
desconforto no ambiente. Recomendação: não se envolva, se um fofoqueiro vier te
procurar, diga que está muito ocupado com um novo projeto.
6. O desorganizado
Caneca,
folhas e agendas espalhadas no lado da mesa do colega, sem nenhum
constrangimento. Esse é o perfil daquele colega que parece estar sempre com a
cabeça na lua. Desorganização e falta de limpeza podem incomodar muita gente no
ambiente de trabalho. O desafio de dividir um espaço, muitas vezes pequeno, não
é para qualquer um. Especialistas dizem que um ambiente bem organizado pode
ajudar na produtividade.
Fonte: Canal Executivo Júnior.
Texto: Redação.
Data: 30/09/2015.
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